Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas
Os links em azul são direcionados para conteúdos exclusivos produzidos pelo Jornal Biz sobre a história de Ourinhos.
Bem antes do mineiro Jacinto Ferreira de Sá adquirir as terras onde mais tarde seria a cidade de Ourinhos, o engenheiro Theodoro Sampaio já havia passado por aqui, em 1886, com objetivo de criar um mapa da região e do rio Paranapanema, para auxiliar fazendeiros interessados na compra de terras.
Em 1908 foi inaugurada a estação ferroviária, e em 1918 a cidade foi elevada à categoria de município, já que até aí a sede administrativa era Salto Grande. Como outras cidades da região, crescemos em torno da ferrovia, por isso a área mais antiga da cidade é nas proximidades do Centro de Convivência, no centro.
Foram 101 anos de muitas transformações. Crescemos, criamos infra-estrutura, novos bairros, recebemos indústrias e escolas, e ficamos conhecidos pelo dinamismo do comércio e qualidade na prestação de serviços. Das acanhadas ruas de terra nada restou. Hoje temos largas avenidas, e uma cidade acolhedora.
Se hoje podemos comemorar o progresso, temos muito a agradecer aos pioneiros e ao trabalho de nossos pais, avós e bisavós.
Parabéns aos ourinhenses, e que todos continuemos no esforço de trabalhar para vencer as dificuldades e deixarmos uma cidade ainda melhor para nossos descendentes.
Quer conhecer mais sobre a história da cidade? Visite a série ‘100 Anos Ourinhos’ clicando aqui.
QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz