
Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas (publicado em 2017)
Dia de finados é momento de homenagear os mortos em todo o país. Em Ourinhos os cemitérios Municipal e Memorial Garden estarão abertos para visitação das 8 às 18h.

O primeiro cemitério de Ourinhos foi instalado no início do século passado em uma área onde hoje está situada a Cadeia Pública. O coronel Jacinto Ferreira de Sá, que era dono de toda a área onde a cidade foi sendo aos poucos construída, doou para a Prefeitura a área onde hoje se localiza o Cemitério Municipal, na rua Gaspar Ricardo. Ironia da vida, ele foi a primeira pessoa a ser enterrada naquele local, em 1928. Jacinto Sá morreu de tifo, aos 50 anos.

Existem diferentes maneiras de marcar o Dia de Finados em todo o mundo. No Brasil é comum levar flores no túmulo de parentes e amigos e até rezar missas. Muita gente permanece mais reclusa nesse dia, numa maneira de lembrar daqueles que já foram.

Ao invés da tristeza, no México as pessoas comemoram o Dia dos Muertos de 31 de outubro a 2 de novembro. Na ocasião, as pessoas usam fantasias coloridas de caveiras, constroem altares dentro de casa e preparam as comidas preferidas daqueles que morreram. O objetivo é lembrar-se dos mortos com alegria, pois os mexicanos acreditam que o legado que a pessoa deixou é reforçado todos os anos.

Além de levar flores nos túmulos, nesta data os espanhóis costumam preparar um doce especial para a sobremesa, chamado “hueso de santos” (ossos de santos), feito de marzipã, ovos e calda de açúcar.

Os japoneses comemoram o Dia dos Mortos no mês de agosto, no dia 15. A celebração inclui danças e comidas, além da visita às casas onde os antepassados da família viveram. Na região de Kyoto, na noite de 16 de agosto, cinco símbolos feitos com fogo, semelhantes a uma estrela do mar, são postos nas montanhas em saudação aos espíritos, pois esse povo acredita que será neste momento que os espíritos retornarão.
Apesar das pessoas comemorarem o Dia de Finados de formas distintas, é importante frisar que relembrar daqueles que já foram ajuda a valorizar a vida. Bom feriado!
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz
LEIA TAMBÉM: