Rafinha é eleito o pior vereador de Chavantes nas Enquetes Biz 2022

Imagem: Reprodução Câmara Chavantes/Facebook

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

Na última sessão da Câmara o vereador criticou o Jornal Biz, e disse que comprou três placas falsas de ‘melhor vereador’ nos anos de 2018, 2019 e 2020, mas não informou de quem

O vereador Rafael Lopes Garcia (PSDB) foi o mais votado na Enquete Biz que perguntou quem desempenha o pior trabalho na Câmara Municipal de Chavantes. Rafinha, como é conhecido, recebeu 124 votos (21%).  As 10 enquetes sobre o trabalho dos políticos locais estiveram disponíveis para votação no JornalBiz.com de 11 a 22 de novembro, e receberam 2.932 votos.




A vereadora Michele Batista e o presidente da Câmara, Daniel Belizário, foram os menos votados na enquete sobre “pior trabalho”. Confira abaixo o resultado detalhado:

JornalBiz.com

Rafinha também terminou em primeiro lugar na questão sobre rejeição. Quando o Jornal Biz indagou em quem o chavantense não votaria de jeito nenhum (nem prefeito nem vereador), ele teve 76 votos (27%).

JORNALBIZ.COM

Na última sessão da Câmara de Chavantes, realizada na segunda-feira (21), Rafael usou a tribuna para criticar uma suposta “pesquisa” que estaria sendo feita na cidade, e disse que a população não estaria conseguindo votar. Sem citar o realizador, o vereador declarou ter entrado em contato por telefone e recebido como resposta que seria direcionado para “o setor competente”, mas que “ninguém sabe quem é a pessoa” (sic).




Em seguida Rafinha declarou que possui em sua casa três placas de melhor vereador dos anos de 2018, 2019 e 2020, que comprou mesmo sabendo que não houve a realização de pesquisa. “O cara me ofereceu uma coisa, eu comprei, ofereceu também para o nobre vereador Juraci. Eu comprei e não fiquei expondo nada em rede social”, falou o parlamentar, complementando ter conhecimento que “não existiu pesquisa”. Rafael não disse de quem comprou ou quanto pagou pelas placas falsas. (Veja vídeo ao final da matéria.)

Clique e saiba mais

O Jornal Biz teve acesso ao pronunciamento do vereador, e na noite da última quarta-feira (23) entrou em contato, para verificar se ele estaria se referindo às Enquetes Biz. Por meio de mensagem de WhatsApp, Rafael confirmou, e reclamou que em uma casa nove pessoas teriam votado em determinado vereador e os votos não teriam sido computados. No discurso na Câmara, Rafael citou uma casa do 10 pessoas. O vereador também disse que não sabia para onde teriam ido os votos de sua família e de uma cooperativa de costura, de aproximadamente 40 pessoas.

Inicialmente, é preciso deixar claro que o Jornal Biz, desde 2018, só possui um número de telefone – 14 99888-6911 –, e que o vereador não entrou em contato por meio de ligação ou mensagem de aplicativo. Se Rafael realmente falou por telefone com alguém, como disse em seu discurso, não foi com ninguém da equipe do Jornal Biz.




Em quase seis anos de existência, o Jornal Biz nunca produziu uma placa para homenagear qualquer político, e muito menos comercializou qualquer condecoração. Aliás, em agosto de 2018, o Jornal Biz publicou reportagem denunciando a venda de diplomas e placas para políticos, expondo casos do prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, e outros dois vereadores. Será que as placas compradas por Rafinha são do Instituto Tiradentes, que já premiou até um jumento chamado Precioso?




As Enquetes Biz 2022 estão ou já foram realizadas em 11 cidades da região, com votação aberta para qualquer pessoa pelo JornalBiz.com, utilizando a plataforma WP-Polls, que é referência em enquetes online para mais de 100 mil sites em todo o mundo. Até o momento já foram computados quase 18  mil votos, sem relato de nenhum problema técnico por parte dos votantes. Em 2021 o Jornal Biz realizou a ação em cinco municípios, totalizando mais de 15 mil votos, também sem comunicação de complicações para votar.

Antes das questões de avaliação dos prefeitos e vereadores, em todas as páginas das Enquetes Biz 2022, há um bloco de informações técnicas, e a primeira é que o resultado não possui valor como pesquisa de opinião. O leitor também é inteirado de que só é possível votar uma (1) vez por aparelho (computador, tablete ou smartphone) e por IP (endereço de conexão com a internet). Se você tiver um aparelhos de celular, um tablete e um computador de mesa em sua casa, registrados com o mesmo IP, apenas um vai conseguir votar. Essa norma é fundamental para evitar o uso de robôs e outras tecnologias que poderiam prejudicar o resultado da pergunta. Desenhando: não adianta você usar Wi-fi diferentes na tentativa de votar mais de uma vez, afinal o seu aparelho tem um endereço fixo, o IP.




O resultado das Enquetes Biz, quando positivo para um representante do povo, já se configura uma condecoração. É por isso que o Jornal Biz não se preocupa em criar ou comercializar qualquer placa ou troféu.

Clique para ver o vídeo
  • Clique aqui para acessar a página com a votação final das Enquetes Biz 2022 para Chavantes.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009