Mario Ferreira, contista da vida real

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Neusa Fleury*

Estou com o livro já há alguns meses, mas confesso que tenho tido dificuldades de leitura nesses tempos tão conturbados que parecem não ter fim. Porém, foi só começar o primeiro conto e o desejo pela leitura se renovou, estimulado. “O primeiro e outros contos”, de Mário Ferreira, é uma leitura preciosa. A maioria das histórias envolvem personagens que vivem na zona rural, famílias de “colonos” ou boias frias. Mário descreve o cotidiano daqueles brasileiros de maneira crua, sem perder a sensibilidade. As mazelas com os patrões, a falta de conforto das moradias, os prejuízos com a seca ou chuvarada são revelados em meio aos amores e cuidados com os filhos, animais e plantas, sem “perder a ternura”.

A gente se reconhece na humanidade dos personagens, nas suas lutas pela sobrevivência. A paisagem também pode ser confirmada quando levantamos os olhos do livro e olhamos ao nosso redor, pela terra vermelha, pela pobreza tentando ser digna e pela escancarada desigualdade social que nos rodeia.
Mário vai além das memórias rurais, e os contos do final do livro mostram um autor preocupado com as mazelas sociais. Sem delongas, direto ao ponto, o autor critica as engrenagens do poder em todas as esferas, onde as práticas se repetem para perpetuar a dominação do mais poderoso (ou rico) sobre os mais necessitados. Estão ali situações das conhecidas trocas de favores, leilão de empregos públicos, perseguição, subornos e corrupção.

“Sangue azul” conta a história de um falso príncipe que chegou em uma cidade conhecida enganando a alta sociedade. Embasbacados com “Vossa Alteza”, ofereceram cargo de professor em uma faculdade local, lautos jantares e rega-bofes. Só se sabe que depois de um tempo e muitos negócios feitos com famílias influentes da cidade, a fraude foi descoberta e o tal príncipe “De Orleans e Bragança” escafedeu-se. Ninguém teve coragem de ir à Polícia confessar que havia feito papel de trouxa. Se você já ouviu história parecida aqui em Ourinhos, é hora de ler “O primeiro e outros contos”, de Mário Ferreira, que pode ser adquirido no site da editora Publisher e no Kindle.

*Neusa Fleury é escritora, gestora cultural e colaboradora do Jornal Biz.

O primeiro e outros contos (Mário Ferreira)

Clique aqui para comprar o livro físico (Editora Publisher)

Clique aqui para comprar o arquivo Kindle (Amazon)

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz