CANETADA nº 140 – O Retorno

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

A coluna Canetada retorna ao Jornal Biz após quase nove meses. Desde a última edição, publicada em 31 de maio de 2021, o cenário político ourinhense pouco mudou. Alheio aos reais problemas da cidade, o prefeito Lucas Pocay (PSD) continua governando uma Ourinhos imaginária, que segundo o próprio é ‘destaque na educação’, ‘referência na saúde’ e ‘brilhante no esporte’, entre outras sandices.

Mais do mesmo?

A Câmara Municipal retoma nesta segunda-feira (7) os trabalhos e, muito provavelmente, continuará sendo um anexo da Prefeitura, servindo apenas como “cartório” para reconhecer firma das propostas enviadas pelo chefe do Executivo. O presidente da Casa, Santiago Lucas (DEM), que já teve posicionamentos independentes no passado, se mostra cada vez mais obediente às ordens vindas da Travessa Abrahão Abujamra.

Publicado no Facebook @JornalBiz

Cassação

Na sessão desta segunda-feira (7), os vereadores deverão fazer a apreciação de um processo que pede a cassação do mandato do prefeito Lucas Pocay. A acusação é de autoria de Carlos Miguel Serrano Castello, conhecido como Bacalhau, e foi protocolada no final do ano passado. A argumentação é embasada na denúncia criminal acolhida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo sobre o escândalo “Casa dos Músicos”. O processo está em andamento, e Pocay é acusado criminalmente de “se apropriar de bens ou rendas públicas”, entre outras coisas. Após a leitura, o plenário deverá analisar o caso e poderá criar uma Comissão Processante (CP) para o afastamento do prefeito.

Você acredita que a Câmara de Ourinhos vai realizar alguma investigação para colaborar com o processo de cassação do prefeito Lucas Pocay, que corre no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo?

  • Não (100%, 21 Votos)
  • Sim (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 21

Carregando ... Carregando ...

 

Independência, talvez

Após votarem contra o projeto de Pocay que determinou o fim da outorga da coleta de lixo pela SAE, na sessão derradeira de 2021, em 22 de dezembro, especulou-se sobre um possível afastamento dos vereadores Latinha (PP) e Roberto Tasca (MDB) do prefeito.

Latinha, Lucas e Tasca: tudo certo?

E os servidores concursados?

Na questão do funcionalismo público municipal, Latinha é tido como homem de palavra, inclusive por adversários, e pode vir a bater de frente, novamente, com os interesses de Lucas, que já manifestou publicamente que vai concessionar todos os serviços da SAE. Já Roberto Tasca (MDB) mantém o discurso de defesa dos servidores, mas tem histórico de adesista, tendo sido aliado dos ex-prefeitos Toshio e Belkis em anos anteriores, e ocupado cargos comissionados na gestão Pocay. Antes de assumir a cadeira deixada por Carlinhos do Sindicato, vítima da Covid19 em julho do ano passado, Tasca era assessor especial de fiscalização da Secretaria de Segurança Pública, indicado por Lucas e com salário de mais de R$5 mil.

Oposição continua firme

Os vereadores Cícero Investigador (Republicanos), Roberta Stopa (PT) e Guilherme Gonçalves (Podemos) devem se manter como oposicionistas ao governo Pocay. Em enquetes realizadas pelo Jornal Biz em dezembro, os três parlamentares foram os mais bem avaliados pela população. Já os governistas Raquel Spada (PSD), Gil Carvalho (PL) e Santiago (DEM) foram considerados as decepções de 2021 na Câmara.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Momento hahaha

A vereadora protetora dos animais está empolgada com a volta das atividades na Câmara. Bom trabalho, Nilce!

Reprodução Facebook / Imagem manipulada digitalmente | Jornal Biz

Vale tudo

Novo aliado de Pocay, o deputado federal Capitão Augusto (PL) tenta nos bastidores reverter a rejeição por passar para o lado do antigo adversário. Ao se entregar politicamente ao grupo do prefeito ourinhense, Augusto perdeu o apoio de antigos companheiros e ganhou o rótulo de traidor. Em 2019 o deputado mudou seu do domicílio eleitoral para Bauru, mas precisa manter uma votação expressiva em Ourinhos, próxima de 20 mil votos, para continuar com chances de reeleição. Para facilitar seu jogo eleitoral, Augusto cedeu o vereador Gil Carvalho, seu ex-assessor, para a base governista, e ganhou alguns cargos comissionados na atual gestão. Capitão sabe que com a popularidade do presidente Bolsonaro em baixa, dificilmente repetirá a expressiva votação atingida em 2018, e busca atingir novos públicos.

Afagos pra todos

Apesar da tentar novos adeptos, o deputado Capitão Augusto continua inflamando a base bolsonarenta nas redes sociais. Busca a fidelidade de eleitores radicais da extrema-direita com publicações machistas, homofóbicas e que pregam a intolerância religiosa, violência e o antipetismo, além de discursos de “medo de comunismo”. Nos últimos dias, Augusto alardeou que foi indicado para ser vice-presidente do PL, seu partido e do presidente Jair Bolsonaro. Em nenhum momento, no entanto, informou que quem comanda a sigla é o ex-presidiário Valdemar Costa Neto. Em 2012, ele foi preso e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 10 meses no mensalão, e recebeu uma multa de 1,6 milhão de reais. Atualmente não usa mais tornozeleira eletrônica.

Protesto

Uma faixa instalada na cerca de arame que acompanha a rede ferroviária, na rua José Bonifácio, protesta contra a superlotação dos presídios paulistas. Em Ourinhos, o Centro de Ressocialização (CR) pode ser ampliado, e a capacidade dobrada, passando dos atuais 100 detentos para 200.

Faixa colocada em cerca na rua José Bonifácio

ColaboraBiz

O Jornal Biz está realizando uma campanha para arrecadar recursos para a manutenção online do conteúdo, servidores e domínio do portal. A imprensa mundial passa por uma situação de crise, e grandes jornais cessaram suas atividades, o que abriu espaço para fake news e notícias “fabricadas” veiculadas pelas redes sociais. Alguns órgãos de imprensa persistem querendo levar informações e reportagens feitas por profissionais, mas isso custa dinheiro. Se você é nosso leitor, colabore para que possamos continuar nossas atividades, sem “rabo preso” com políticos. Deposite qualquer quantia pelo PIX (email) jornalbizness@gmail.com .

Linchamento

A agressão a um segurança de uma festa que aconteceu neste final de semana, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da região de Ourinhos (AERO), revela uma Ourinhos violenta e perigosa. Faltam políticas públicas de formação para crianças e adolescentes, principalmente na periferia, o que resulta em jovens adultos sem perspectivas de futuro, sem valores formados e sem empatia. Que cidade teremos daqui a alguns anos?

Agressão covarde a segurança foi filmada e ganhou as redes sociais. Imagens já estão com a Polícia de Ourinhos.

Faltam ações culturais e sociais nos bairros

É só dar uma voltinha em um bairro da periferia num dia qualquer, para se constatar a quantidade de crianças e adolescentes nas ruas. A gestão Pocay, em seus 5 anos de administração, não promoveu programas culturais e sociais para a infância e juventude ourinhenses.

A SAE é nossa!

Um movimento que cresce a cada dia e mostra que a oposição tem fôlego é a formalização para pedido de Plebiscito entre os eleitores ourinhenses, que visa impedir a privatização dos serviços da SAE e a revogação da lei que passou a coleta de lixo para a Prefeitura, que deve terceirizar em pouco tempo. A coleta de assinaturas tem acontecido na Praça Mello Peixoto, no calçadão e nos locais onde acontecem as feiras da lua, na vila Kennedy e Cohab. É preciso levar o número do título de eleitor para participar do abaixo-assinado que pede a realização do plebiscito, e isto é uma exigência legal.

Publicação feita no Facebook @JornalBiz | Clique e confira

Quem ganha com a privatização?

Não é a população que terá benefícios com a privatização, com certeza. Os serviços prestados pela UPA de Ourinhos, por exemplo, são terceirizados. E como a população está sendo atendida? Muito mal, pelo que se resume dos comentários nas redes sociais. Em Santa Cruz do Rio Pardo, o serviço de coleta de lixo que foi privatizado também deixou a desejar. A empresa suspendeu os serviços, e a Prefeitura foi obrigada a contratar outra em caráter emergencial, para evitar o caos na cidade. Sem falar no recente episódio ocorrido em São Paulo, com a ruptura de uma galeria de esgotos que interditou a Marginal Tietê, causando prejuízos. Ali também a privatização estava presente.

Foto da semana

Pôr do sol visto a partir da avenida Múcio Correia da Silva, no Jardim Santa Fé, no dia 2 de fevereiro. Registro feito por Bernardo Fellipe Seixas, sem filtro ou edição. Clique aqui para ver mais fotos.

A CANETADA é uma coluna opinativa do Jornal Biz, publicada semanalmente e assinada por Bernardo Fellipe Seixas.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz