Sindicatos assinam Convenção Coletiva e trabalhadores do comércio terão 8,83% de reposição salarial

Michele, Bruzarosco e Frednês

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



Redação Jornal Biz

Os presidentes do Sincomerciários, Aparecido Bruzarosco, e do Sincomércio, Frédnês Correa Leite, assinaram no final da tarde de ontem (20) a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 dos trabalhadores do comércio. O acordo garante reajuste salarial de 8,83%, que é o acumulado da inflação nos últimos 12 meses. O índice deve ser aplicado retroativo a 1º de setembro de 2022, e efetuado já na próxima folha de pagamento.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Além dos dois presidentes, também assinaram a norma os assessores jurídicos Dra. Michele Oliveira, pelo Sincomerciários, e Dr. Gilvano, pelo Sincomércio. Também foram oficializados dois Acordos Coletivos que disciplinam a abertura do comércio no final de ano, domingos e feriados no Ourinhos Plaza Shopping e no Comércio Varejista.

Da esquerda para a direita: Jucão (Construcasa), Fernando (Plaza Shopping), Dra. Michele e Bruzarosco (Sincomerciários), Frédnês e Dr. Gilvano (Sincomércio) e William (Casas Bahia)

Bruzarosco destacou o fato de a Convenção assinada em Ourinhos ser a primeira no estado de São Paulo, o que mostra o bom relacionamento entre as entidades que representam os trabalhadores e os patrões. “Não é fácil chegar ao consenso, é preciso muita discussão, mas mais uma vez Ourinhos sai na frente, já garantindo a assinatura das normas coletivas dentro do mês da data base”, disse Bruzarosco, que completou. “Infelizmente há cidades no estado onde nem a Convenção de 2021 foi assinada ainda, o que gera dificuldades para todos”.

A advogada Michele Oliveira e o presidente Bruzarosco assinaram a Convenção representando os trabalhadores do comércio de Ourinhos e região

O presidente do Sincomércio, Fred, também ressaltou a importância do tratado. “O atraso na assinatura da Convenção causa transtorno para as empresas, com acumulo de diferenças salariais. Com o acordo, os comerciantes e trabalhadores já podem se programar, também, para o período das vendas do fim de ano”.

Acompanharam a solenidade o Superintendente do Ourinhos Plaza Shopping, Fernando Santos da Fonseca, e os diretores do Sincomerciários William Bernardo (Casas Bahia) e Wilton Jucão (Construcasa).

Trabalho aos domingos e feriados

Para garantir a abertura dos estabelecimentos e o trabalho dos comerciários aos domingos e feriados regularizados, as empresas deverão encaminhar ao Sincomércio um pedido de adesão aos Acordos. Além disso é preciso anexar a parte assinada pelos trabalhadores, que será analisada e poderá receber anuência da equipe jurídica do Sincomerciários.

Dia do Comerciário

A Convenção assinada também determina o pagamento pelas empresas de gratificações à categoria em comemoração ao ‘Dia do Comerciário’, em 30 de outubro. Bruzarosco explica: “Esta gratificação pode ser de um a dois dias de remuneração. Quem tiver alguma dúvida é só entrar em contato com o Sindicato”.

Sincomerciários Ourinhos: (14) 3302-1444 www.secourinhos.com.br

  • Clique aqui para saber sobre o reajuste dos comerciários de concessionárias.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.