Águas e visões turvas

Imagem: Hospital de Olhos

Cara leitora, caro leitor (elas primeiro em nome da igualdade)

É com imenso prazer que inicio este trabalho no Jornal Biz. Se estou aqui tomando seu tempo, é por que quero levar a você o pensar, o colocar em dúvida, o questionar. Vamos falar um pouco sobre política, esta arte a qual às vezes pensamos odiar, mas que desperta paixões, discussões, debates intermináveis. A propósito, você odeia a política ou os políticos? Deixo a questão em aberto e gostaria que escrevesse á redação respondendo à mesma. Criticas são bem vindas e enriquecem o debate. Gentilmente peço que não se confunda agressões com críticas.

Não posso deixa de iniciar falando a respeito de quem temos hoje em exercício: o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

O homem que chegou ao poder como esperança de pouco mais de 55% dos brasileiros aptos a votar no primeiro turno (votos em branco 2%, nulos 7% e abstenções 21% (!)) como esperança de mais segurança nas ruas, fim da corrupção, combate ao ‘exército vermelho’, hoje se mostra uma decepção já para alguns. Mas por que decepção, pergunto-me, caro leitor.

Vamos a um fato muito relevante e que os eleitores parecem não se ter dado conta ao escolher Jair.

Em seu plano de governo (creio que poucos os leem antes de votar), não se vê uma linha a respeito de Saneamento Básico. Planos para este importante ponto inexiste nas metas do governo. Importante sim, pois saneamento básico afeta a vida do cidadão brasileiro em áreas como preservação ambiental, turismo, trabalho, saúde, educação e cidadania. Trago dados:

  • Cada R$ 1,00 investido em saneamento gera economia de R$ 4,00 na saúde;
  • Se 100% da população tivesse acesso à coleta de esgoto haveria uma redução, em termos absolutos, de 74,6 mil internações. 56% dessa redução ocorreria no Nordeste;
  • 3.500 piscinas olímpicas de esgotos são despejadas em rios, mares e cursos d’água, apenas pelas 100 maiores cidades brasileiras;
  • Apenas 52, 36% da população têm acesso á coleta de esgoto no Brasil.

*Fonte: Instituto Trata Brasil

Ou seja, é muita gente sem água limpa na torneira, no banheiro, sem local para simplesmente defecar.

Considerando dados citados acima, como uma nação pode crescer, desenvolver-se, moderniza-se, sem saúde básica? Como uma criança irá para a escola com diarreia e vômitos? Como um trabalhador poderá render sentindo-se mal durante o dia? Acho difícil.

Sempre vem á tona quando se fala de nosso Presidente a comparação com o PT. Bem, neste caso, o candidato do PT à presidência ao menos contemplou este assunto em sua proposta. Tínhamos como cobrar. Mas com Bolsonaro, como iremos cobrar algo que ele não prometeu?

Pensemos nos mais pobres, nas áreas mais remotas, nos locais onde já há dificuldades bastantes aos nossos! Nosso presidente não olhou neste ponto para os mais pobres. E aí, claro, se pensa: Ah, mas ele vai ajudar os mais pobres combatendo a corrupção!

Bem, cara leitora, caro leitor. Não vemos até o momento um grande combate à corrupção por parte do governo. E o custo da incompetência pode ser tão alto quanto o da corrupção.

*Os Planos de Governo estão disponíveis no site do TSE: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/propostas-de-candidatos

| Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Jornal Biz. |

Escreva para a Coluna do Russo: luizrobertorusso@hotmail.com

Clique e acesse a #Canetada

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz