Canitar completou ontem, 19, 27 anos de emancipação política. Durante quatro dias, a Prefeitura realizou festividades envolvendo diversos segmentos da comunidade.
Na quinta-feira, 16, houve um culto ecumênico na Praça Central, com a participação de diversas entidades religiosas. O padre Altair lembrou que essa reunião de várias crenças era uma antiga reivindicação na cidade. “Hoje estamos aqui, todos juntos, para comemorar mais um ano de Canitar. Essa união para exaltar nosso Senhor transforma esta noite em uma data histórica”, disse o padre.
Na sexta-feira a atividade ocorreu na quadra coberta das escolas. Mais de 300 pessoas se reuniram, à noite, para prestigiar apresentações artísticas de alunos da rede municipal de educação. Logo depois houve um bingo, com premiação de cestas de presentes produzidas a partir de coletas feitas pelas escolas.
O vereador Francisco Ribeiro dos Santos, o “Chicão”, presidente da Câmara, foi responsável por “cantar” os números. “É muito bom ver toda essa gente aqui por uma causa tão bonita, que é comemorar mais um aniversário da nossa querida cidade”, disse Chicão.
Sábado a Praça Central ficou lotada para a escolha da Rainha da Festa do Peão 2019. Dez candidatas disputaram a faixa que era de Tainara Fernanda Pereira, vencedora do concurso em 2017. Em 2018, por falta de recursos, a Prefeitura não realizou o concurso nem a Festa.
Os cinco jurados elegeram Vitória Ketlin da Silva Rodrigues, de 16 anos, como nova Rainha. A faixa de 1ª Princesa ficou com Aira Cassiano da Silva, e a de 2ª Princesa, Larissa Gabrielli Garcia de Oliveira.
Após a premiação, a dupla Célio & Serginho comandou a noite até 1h com sucessos da música sertaneja.
No domingo, data oficial do aniversário da cidade, a programação começou às 8h, com o hasteamento das bandeiras no pátio da Prefeitura. O vice-prefeito Paulo César Feliciano (Paulinho) participou de todos os governos desde a primeira administração, seja como vereador ou vice-prefeito.
“Acompanho cada vitória do nosso município: a chegada do asfalto, a construção das escolas, dos postos de saúde e tantas outras coisas. É uma honra estar dando minha contribuição para o desenvolvimento de Canitar“, disse Paulinho, que nasceu na cidade.
O prefeito Anibal Feliciano, que foi o primeiro a governar a recém criada Canitar (1993-1996), lembrou da luta para a emancipação da cidade.
“Hoje tem gente que nem sabe que Canitar era distrito de Chavantes. Não foi fácil, mas na época contamos com o importante apoio do prefeito de Chavantes, Wilson Bassit, e da maioria dos vereadores. Até no dia do plebiscito tivemos que correr as fazendas para informar os moradores e pedir para votarem pela autonomia de Canitar”, disse Anibal, que comanda o Poder Executivo pela quinta vez.
Depois da cerimônia, alunos do Projeto Espaço Amigo, sob orientação da professora Giovana Felizardo, apresentaram coreografias no ginásio municipal.
À tarde, no Estádio Municipal, o jogo que deu início ao Campeonato Municipal de Futebol de Canitar terminou em empate: Equipe Bola+1 1×1 Atlético Nacional.
O encerramento das festividades aconteceu na Praça Central, com show da cantora Adrianne Duque e banda.
QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz