Vacinas foram aplicadas dentro do prazo de validade, diz Prefeitura de Ourinhos

Em Ourinhos a vacinação contra a Covid19 acontece no recinto de exposições Olavo Ferreira de Sá (Fapi)

Curta o JornalBiz no Facebook  Instagram  Twitter

por Bernardo Fellipe Seixas

Em nota, Prefeitura disse que “Lançamento no sistema está diferente do dia da aplicação”

Vacinas vencidas: Após quase 24 horas, a Prefeitura de Ourinhos, enfim, se pronunciou sobre o caso no início da tarde deste sábado (3). Ontem a Folha de São Paulo publicou reportagem denunciando suposta vacinação contra Covid com imunizantes vencidos. O Jornal Biz também veiculou matéria às 15h.

A nota de esclarecimento diz que “não houve vacinação de doses vencidas em Ourinhos”, e que “o lançamento no sistema está diferente do dia da aplicação da dose”.

A Prefeitura respondeu que “no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, portanto, o lote da vacina CTMAV501 foi aplicado dentro do prazo de validade”.

Desde o início da tarde de ontem, várias cidades se manifestaram e agendaram uma nova aplicação para quem recebeu os imunizantes vencidos. Em Dracena foram aplicadas 80 doses. Santa Cruz do Rio Pardo informou que realizou busca no sistema e não identificou nenhuma dose dos lotes mencionados. “Sendo assim, a notícia não deve ser motivo de preocupação para a população de Santa Cruz do Rio Pardo, já que nenhuma dose fora do prazo de validade foi aplicada na cidade”, disse o comunicado da Prefeitura.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Em notícia publicada ontem, a Folha de São Paulo comunicou que a grande maioria dos municípios negaram ter aplicado vacinas vencidas, e culparam o sistema de dados do Ministério da Saúde.

Em nota à Folha de São Paulo, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou cerca de 4.000 doses ministradas após a validade.

Ao que parece, pode ter ocorrido um problema no processamento de dados do Governo do Estado de São Paulo, que repassa informações para dos municípios para o Ministério da Saúde.

A pasta afirmou que orienta os municípios sobre a aplicação da vacinação contra a covid-19 e a importância de verificar a data de validade antes do uso do frasco de uma vacina. Os casos constatados de aplicação de vacina fora da validade serão avaliados individualmente para definição da conduta apropriada definida pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), segundo a Saúde de São Paulo.

O município de Rio Claro, no entanto, se posicionou afirmando que não houve aplicação na região de imunizantes vencidos.

Em nota enviada ao UOL, a pasta esclareceu que sempre que chegam vacinas no município, as informações referentes aos lotes e vencimentos são averiguadas e que nunca houve estoque de vacinas com data de validade anterior às novas doses recebidas.

Ao que parece, o problema maior foi a lentidão para atualização do sistema DataSUS, do Ministério da Saúde. A reportagem da Folha cruzou os dados dos sistemas DataSUS (do Ministério da Saúde, que identifica todos os vacinados com um código individual) e Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica, responsável por armazenar os dados dos imunizantes entregues para os estados com número de lote, data de validade e outras informações). O levantamento levou em consideração a vacinação realizada até 19 de junho. Os dados são públicos e a responsabilidade para abastecimento das informações é compartilhado por prefeituras e governos estaduais.

Comunicado da Prefeitura publicado às 12h24 de 3/7/2021

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz