Ourinhos recebeu vacinas vencidas da Astrazeneca, aponta sistema do Ministério da Saúde

Idosa é vacinada no drive thru implantado na Fapi, em Ourinhos

Curta o JornalBiz no Facebook  Instagram  Twitter

por Bernardo Fellipe Seixas | Atualizado às 15h15

Cerca de 26 mil doses da Astrazeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios

Notícia publicada pela Folha de São Paulo aponta que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Consulta feita ao sistema da Folha de São Paulo, com dados do Ministério da Saúde, mostra que o Centro de Saúde I de Ourinhos (CS I) recebeu uma unidade do lote CTMAV501, do dia 30 de abril, que consta na relação dos imunizantes vencidos. Veja abaixo:

Fonte: Folha de São Paulo

“Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida”, explica Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

A preocupação, conforme explica o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios.”

O Jornal Biz questionou a Prefeitura de Ourinhos sobre a possível aplicação de vacinas vencidas na cidade, mas como é de costume da atual gestão, não houve resposta.

Em Dracena, 80 pessoas receberam vacinas contra a covid-19 fora da data de validade. Elas já foram comunicadas para receberem a imunização novamente.

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo emitiu nota sobre o caso. Confira abaixo.

ESCLARECIMENTO VACINAS

Em relação à matéria publicada hoje, 2, no site da Folha de São Paulo, que trata sobre a aplicação de vacinas do laboratório Astrazeneca vencidas, a Secretaria Municipal de Saúde informa que:

Após buscas no Sistema de Registro de Doses VACIVIDA, não há registros de vacinas aplicadas com o Lote 4120Z001 (data da validade 29/03/2021) após o dia 15/03/2021. Já os lotes CTMAV501 30.abr e CTMAV506 31.maio, citados na matéria, não foram recebidos pelo município, conforme consta no Sistema de Informação de Insumos Estratégico, responsável pelo gerenciamento de imunobiológicos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Sendo assim, a notícia não deve ser motivo de preocupação para a população de Santa Cruz do Rio Pardo, já que nenhuma dose fora do prazo de validade foi aplicada na cidade.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz