Laércio e seu bar de fãs

Desde 2006, às segundas-feiras, um grupo de amigos se reúne na hora do almoço. O propósito é matar a fome, bater papo, jogar truco e dominó. O cardápio é decidido no dia anterior, no Laércio’s Bar, na vila Margarida. Feijão gordo e polenta são as especialidades de Branco, Pisca e Móia, os cozinheiros oficiais da turma…

Esse é apenas o início de uma das histórias que poderia ser detalhadamente contada e que tem como tema o cenário do bar do Laércio. Apesar de ser “novo” no bairro, 21 anos, o estabelecimento é uma referência, um dos mais tradicionais de Ourinhos.

LAÉRCIO’S BAR, desde 1997

Proprietário: Laércio Porfírio

O primeiro bar do Laércio ficava na rua Cristóvão Colombo, 607, pertinho do Bar do Joel. “É bastante tempo cultivando amizades, não é? Acho que 80% dos meus clientes atuais vem desde aquela época. Infelizmente muitos já se foram”, diz o dono, triste, mostrando na parede um aviso para a missa de 7º dia de Henrique Ferreira Santos, seu amigo de várias décadas.

Nota de falecimento de amigo, aviso de prato da semana, cartaz de humor: tudo nas paredes do Bar do Laércio.

Além de ser ponto de encontro de amigos, é fácil ficar fã do cardápio de deliciosos pratos e assados feitos pela dona Lúcia, esposa de Laércio. Mocotó, dobradinha, espetinhos, joelho de porco, costela, fraldinha, conservas, frango assado. Impossível resistir a tantas as opções.

Assados de dona Lúcia fazem sucesso

Afonso e Laércio

O advogado Afonso Celso de Paula Lima é cliente há seis anos. “O seu Laércio e dona Lúcia são muito queridos. O atendimento é singular, tem um aperitivo diferente e a cerveja está sempre gelada. Venho todo final de semana”.

Além de várias homenagens dadas pela Câmara Municipal, Laércio também coleciona máquinas de escrever, quadros, antiguidades em geral e fotos – muitas fotos. É só mencionar algum local ou fato da história de Ourinhos e ele sai rapidamente, vai até sua casa que é vizinha ao bar, e volta com uma caixa de fotos, a maioria em preto e branco. “Até hoje mantenho atualizado o painel de fotos dos clientes. Para imprimir não é tão caro como antigamente, e o pessoal gosta. Tenho muitas fotos do passado, de coisas que nem existem mais, mas estão na memória das pessoas “.

Laércio (primeiro à esquerda) e amigos em frente ao Mercadão Municipal, década de 1970.

Bom atendimento é a marca de vários bares da cidade, e não é à toa que muitos dos fregueses do Laércio se dizem fãs, e até escolhem o bar para a comemoração de aniversário.

Na foto superior, comemoração de aniversariantes no início dos anos 2000. Logo abaixo, Laércio mostra lista do mês de agosto.

Olho B: as democráticas paredes do bar exibem pôsteres de todos os grandes times de São Paulo.


Laércio é palmeirense, mas as paredes tem pôsteres de Santos, Corinthians, São Paulo…

Roteiro Biz

Onde: Rua 3 de Maio, 944, vila Margarida. Veja como chegar.

Horário de atendimento: das 9h às 13h e das 16h em diante.

Veja outras edições do Roteiro Biz e conheça mais bares tradicionais de Ourinhos.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.