11ª Edição do Roteiro Biz: A história do Bar do Cambeta

“Cambeta entrega breja gelada na cidade toda e todos os dias”, diz um cliente do delivery.

BAR DO CAMBETA, mais uma tradição da vila Margarida

Proprietário: Fernando Gomes Moraes

O primeiro dono foi Seu Jacinto, que montou o bar no início da década de 1960.  Ele também foi dono da Pescaça, tradicional loja de pesca localizada na rua Paraná.

Em 1994 Fernando, o “Cambeta”, assumiu a direção do bar. O apelido passou de pai para filho, já que essa era a forma como o Sr. Carlos Alberto de Moraes, pai do Fernando, ficou conhecido no bairro depois que sofreu um acidente durante um jogo de futebol. As seqüelas do acidente fizeram com que ficasse com dificuldades para andar. Daí o apelido de “Cambeta”, que veio como herança para o filho Fernando e que acabou batizando o bar.

 Analisando o mercado emergente de bebidas, Fernando resolveu focar no serviço de entrega em casa. O “delivery” do Cambeta é um dos mais antigos e procurados da cidade.

“Vi que dava pra melhorar o negócio com as entregas de bebidas, mas não podia abrir mão do balcão, do bate papo com os amigos, dessas características de bar tradicional”, diz Cambeta.

Cambeta sai para fazer entrega numa tarde de domingo.

Reinaldo Andolpho é cliente do “delivery” desde o início dos anos 2000. “Até vendi cerveja para ele quando trabalhei em uma distribuidora de bebidas. Eu e minha família somos fregueses fiéis da entrega em casa”, diz Reinaldo, que lembra os principais diferenciais do Cambeta. “Entrega em toda cidade, todo dia, cerveja sempre gelada e ele nos atende até tarde da noite”.

O bar fica numa esquina, a poucos metros da casa onde nasceu Renato Marquezano, na rua 7 de setembro. Além de ser o cliente mais antigo, sua memória é privilegiada e Renato responde rapidamente sobre assuntos variados que envolvam a vila Margarida: quem foram os moradores mais antigos, a história da primeira igreja do bairro ou a escalação completa dos times de futebol da vila: “Tô com 60 anos e posso dizer que frequento essa esquina desde que nasci. Atualmente moro na Cohab, mas venho aqui todos os dias”, conta.

Renato Marquezano (esquerda) é o cliente mais antigo do bar do Cambeta.

Antes de ser conhecido como “Bar do Cambeta”, o local também atendia por outro nome, não oficial: Bar do Mancha. Era a época de ouro do Manchester, time de futebol amador da vila Margarida, e a torcida e reunia ali. Para marcar o encontro diziam: Vamos no bar do Mancha!

Amigos se reúnem na tarde de domingo para ver o futebol na TV.

“Nem todo mundo gostava do Manchester. Na época o Cambeta chegou a perder cliente por causa da fama de bar de torcida”, recorda Renato, acrescentando que apesar disso, o dono não reclamava. “A torcida era grande e fiel, o bar ficava cheio sempre”.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Olho B: experimente o bolinho de carne feito pela Leandra, esposa do Cambeta. Nos finais de semana tem espetinho e churrasco.

Roteiro Biz

Onde: rua 12 de Outubro, 654, vila Margarida. Veja como chegar.

Horário de atendimento: 14h até meia-noite

Clique aqui e veja outras edições do Roteiro Biz e conheça mais bares tradicionais de Ourinhos.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz