Projeto de amparo aos idosos revela iniciativa pioneira em Santa Cruz do Rio Pardo

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

Prefeito Diego Singolani diz que casas para idosos começarão a ser construídas no início do próximo ano, em terreno ao lado do Jardim Horizonte II

Enquanto Ourinhos discute há décadas a implantação de um Centro do Idoso sem colocar a ideia em prática, a vizinha Santa Cruz foi muito além. A última edição do jornal Debate traz reportagem contando da formalização de parceria firmada pelo prefeito Diego Singolani (PSD) e o governo do Estado para construção de 28 casas num condomínio fechado, destinado exclusivamente para idosos que necessitam de apoio. O convênio foi firmado com o CDHU, no valor de R$5 milhões investidos pelo Estado, e a Prefeitura irá doar o terreno para a construção das moradias, que serão construídas ao lado do bairro Jardim Horizonte 2, e já recebeu o nome de “Condomínio Vida Longa”.

Área onde as casas serão construídas, no Jardim Horizonte II

Com o envelhecimento da população brasileira, são necessárias políticas de amparo para as pessoas idosas, com atividades de estimulação física e cognitiva, além do apoio social para aqueles que não conseguem se manter sozinhos.

Segundo o prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani, a obras vão começar no início do próximo ano, e as casas serão entregues mobiliadas e construídas com recursos de acessibilidade como rampas e barras no banheiro. Os idosos não pagarão nenhuma mensalidade para morar no condomínio, já que o objetivo é o atendimento social.

Assinatura da parceria com o Governo do Estado: Carla Umezu (Secretária de Obras de Sta Cruz), Ricardo Madalena (deputado estadual), Flavio Amary (Secretário de Estado da Habitação), Diego Singolani (prefeito de Santa Cruz) e Marco Vinholi (Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional) | Foto: Assessoria

O atual prefeito da cidade, que já foi secretário de Saúde, afirmou na reportagem do Debate que presenciou as dificuldades de sobrevivência dos idosos e os problemas que advém da solidão e afastamento social, como a depressão. Por isso, a instalação do condomínio foi promessa de campanha que ele está cumprindo já ao final do primeiro ano de mandato.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Além de oferecer uma moradia digna e mobiliada, o projeto vai além. Os idosos que conseguirem se locomover vão ter transporte gratuito de suas residências até o Lar São Vicente de Paula, onde acontecem atividades o dia todo, antes de retornarem às suas casas.

Enquanto isso, Ourinhos continua com tímidas políticas de amparo aos idosos, que estão longe de acudir um número significativo de pessoas que necessitam de estímulos e apoio na fase final da vida.

Em enquete realizada pelo Jornal Biz que avaliou a gestão do Prefeito Lucas Pocay (PSD), a área da Assistência Social, que é responsável por políticas públicas de amparo aos idosos, recebeu a maioria de notas entre péssimo e ruim, representando 78% de reprovação dos entrevistados.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz