Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Assessoria
Projeto Arte & Grafite chega este mês a Santa Cruz do Rio Pardo
Entre os 8 a 15 de dezembro, a Estação Cultura e a EMEIF Frei José Maria Lorenzetti, em Santa Cruz do Rio Pardo, serão transformadas em verdadeiras telas. Esta é a proposta do projeto Arte & Grafite, que chega à cidade este mês e que vai criar obras de arte ao ar livre, quebrando a monotonia da cidade com desenhos e pinturas gigantes.
As obras serão produzidas pelo artista plástico Alexandre Fillage, reconhecido internacionalmente por sua inspiração na fauna brasileira. Ele vai grafitar a Estação Cultural tendo como base a estética da dança e a EMEIF Frei José Maria Lorenzetti usando como referência a dança, a flora, animais de estimação e habitantes de Santa Cruz do Rio Pardo. Os modelos de arte escolhidos foram concebidos e construídos com o apoio da Secretaria de Cultura, CRAS e estudantes da rede de ensino do município.
Nestes dias de evento serão ministradas oficinas gratuitas de grafite profissional para 120 crianças e adolescentes de 12 a 18 anos com o objetivo de despertar, por meio da arte, o olhar para elementos da natureza, plantas, animais e pessoas promovendo o acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com patrocínio da Special Dog, o projeto Arte & Grafite chega em Santa Cruz do Rio Pardo com realização e organização da Perfectto Projetos, apoio da Think Projetos e da Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo.
Oficina de Grafite
As oficinas de artes plásticas terão aulas teóricas e práticas, que resultarão em grandes obras de arte ao ar livre, tanto em extensão como em formatos, com temas voltados à estética da dança, da flora, fauna, animais domésticos e habitantes do município. Com isso, Santa Cruz do Rio Pardo passará a ter este verdadeiro centro de arte como mais uma atração e um ponto de referência do município, mostrando a importância da beleza estética do grafite em centros urbanos.
Os participantes serão divididos em turmas de, no máximo, 30 pessoas, marcadas para os horários das 8, 10, 13 e 15 horas. O projeto funcionará entre 8 e 17 horas. As inscrições dos interessados em fazer parte do projeto podem ser realizadas através do e-mail cadastrodeculturasantacruz@gmail.com ou pelo telefone (14) 3372 1227. O critério de preenchimento das vagas será por ordem cronológica das inscrições. Caso haja um número maior de inscrições haverá uma lista de espera para possíveis vagas remanescentes em caso de desistência.
Os participantes irão grafitar coletivamente com o artista e aprenderão sobre a história do grafite, quem são os principais artistas de cada época e como diferenciar grafite de pichação. Na parte prática eles conhecerão técnicas tradicionais como o uso de spray e como aplicar a distância e a velocidade no seu uso, que tipo de tinta usar, se a óleo ou acrílica, utilização de estêncil, aerógrafo, giz de cera, giz pastel, giz oleoso e de que forma podem obter uma visão de profundidade em suas obras.
Por questão de segurança, serão disponibilizados máscaras, luvas e óculos para todos os participantes, evitando inalação ou mesmo qualquer situação que ofereça risco. Em função do distanciamento social causado pela Covid-19, serão fornecidas máscaras para todos os presentes.
Cronograma:
08 de dezembro, Quarta-feira
Das 8h às 17h: Aula teórica
09, 10, 14 e 15 de dezembro
Das 8h às 17h: Aulas práticas
15 de dezembro – Entrega de certificados
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz