Ourinhos pode ter até seis candidatos locais disputando votos para deputado estadual e federal

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

‘Janela partidária’ termina hoje em todo o Brasil, e movimentação nos bastidores é intensa

Faltando seis meses para as eleições, a cena política nacional tem tido movimentação intensa nas últimas semanas. Hoje, 1º de abril, é o último dia para que deputados e senadores troquem de partido sem perder o mandato. É o fim da chamada “janela partidária”, que teve início em 25 de fevereiro.

Ontem, o ex-ministro de Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, trocou o Podemos pelo União Brasil. O ex-juiz deve desistir da candidatura à Presidência e sair para deputado federal por São Paulo. Em curto-circuito, o governador de São Paulo, João Dória, anunciou a desistência e a manutenção da pré-candidatura ao Planalto em um período de menos de 12 horas. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), renunciou ao cargo, e pode ir para o União Brasil.

Desde 1998, quando o ex-prefeito Claury Santos Alves da Silva foi eleito deputado estadual, Ourinhos não tem um representante entre os 94 parlamentares paulistas. Em 2014, o então tenente da Polícia Militar, Augusto Rosa, foi eleito deputado federal, conseguindo a reeleição em 2018. Ele é nascido em Ourinhos, mas em 2019 transferiu seu domicílio eleitoral para Bauru.

Pai do atual prefeito de Ourinhos, Claury Alves Silva (em pé) foi deputado estadual de 1999 a 2002 | Foto: Alesp

Em Ourinhos, pelo menos seis nomes são ‘ventilados’ como possíveis candidatos à Câmara dos Deputados ou Assembléia Legislativa. Segundo informações de assessores nos bastidores, o vereador Guilherme Gonçalves (Podemos), o sindicalista Junior Almeida (MDB) e o empresário Robson Martuchi (ex-PTB) podem ser candidatos a deputado estadual. Os vereadores Cícero Investigador (Republicanos) e Santiago Lucas (DEM), e o sindicalista André Paladino (Solidariedade), poderão buscar votos para deputado federal. No entanto, publicamente, ninguém bate o martelo se será candidato e a qual cargo.

O PDT, que tem como presidenciável o ex-ministro Ciro Gomes, também pode apresentar um nome na próxima eleição. Segundo o presidente do partido em Ourinhos, o advogado André Mello, ainda não há deliberação se a candidatura será a nível estadual ou federal.




O deputado estadual Ricardo Madalena, de Santa Cruz do Rio Pardo, e o federal Capitão Augusto, de Bauru, buscarão a reeleição. Ambos são do PL, partido do presidente Bolsonaro.

Os deputados bolsonaristas Capitão Augusto e Ricardo Madalena querem a reeleição para Câmara dos Deputados e Assembléia de São Paulo, respectivamente. | Fotos: redes sociais

Parlamentares que possuem cabos eleitorais na região também já mobilizam suas equipes. Ligado ao sindicato dos Comerciários, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) tentará manter a cadeira em Brasília. Com o apoio do prefeito Lucas Pocay (PSD), o ex-deputado federal Walter Ihoshi quer voltar à Câmara dos Deputados.

Walter Ihoshi busca voltar à Câmara após derrota nas urnas em 2018. Luiz Carlos Motta vai tentar a primeira reeleição.

O partido do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ainda não definiu quais candidaturas vai apoiar na região. Em 2018 o PT lançou o empresário Mário Ferreira para deputado federal, e foi o quarto mais votado em Ourinhos. Para as próximas eleições, a sigla pode fechar apoio aos deputados Arlindo Chinaglia, Nilto Tato e Emídio de Souza, mas também avalia nomes como Márcia Lia, Juliana Cardoso e Eduardo Sallun.

Clique aqui para saber mais sobre a política regional.

JornalBiz.com

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube