Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Bernardo Fellipe Seixas
Importante projeto cultural do governo paulista, o Viagem Literária será realizado em bibliotecas públicas de Santa Cruz do Rio Pardo e Ourinhos
As bibliotecas municipais Professor Abílio Fontes, de Santa Cruz do Rio Pardo, e Tristão de Athayde, de Ourinhos, vão sediar o Projeto Viagem Literária 2022. O programa é idealizado e realizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas (Siseb), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com os municípios.
O Siseb recebeu inscrições de 119 bibliotecas públicas de todas as regiões do estado de São Paulo, e selecionou 62 unidades.
Viagem Literária
O Viagem Literária é um programa dedicado ao estímulo à leitura, literatura e valorização das bibliotecas públicas. Foi lançado em 2008 para integrar as ações do SisEB e anualmente circula por dezenas de cidades do Estado de São Paulo, com contadores de histórias, escritores e oficineiros para a realização de intervenções, encontros e oficinas. O objetivo é aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade que despertam práticas e comportamentos leitores, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, incentivam a produção literária, bem como valorizam e dinamizam as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo.
Para a preparação do público, antes das intervenções são realizadas ações de mediação de leitura na biblioteca e em instituições parceiras, como escolas e centros de assistência. Os municípios devem obrigatoriamente adquirir os livros indicados para compor os acervos das bibliotecas e a programação das atividades.
O programa é integrador, com ampla participação e receptividade entre públicos, autores, contadores de histórias e profissionais das áreas da cultura, literatura e educação. São fontes de inovação do programa: estimular, promover e qualificar as ações culturais das bibliotecas do SisEB; a integração entre as discussões com autores e oficinas que sejam absorvidas nas programações das bibliotecas; a renovação dos autores, buscando representatividade e abrindo espaço para novas vozes correntes literárias e diferentes territórios.
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz
Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube