Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz
As eleições municipais realizadas ontem (15) mostraram, novamente, as facilidades para reeleição de quem está no poder. O uso da máquina administrativa, somado à passividade da Justiça Eleitoral e a não exigência do afastamento dos cargos para a disputa, contribuem para que prefeitos e vereadores se perpetuem no poder ou elejam seus apadrinhados. Em apenas três (Canitar, Ribeirão do Sul e Salto Grande) de 10 cidades da região a oposição venceu quem está no poder. Dr. Afonso foi candidato único em Espírito Santo do Turvo, reeleito com 100% dos votos válidos.
A disputa pela Prefeitura de Salto Grande foi a mais acirrada na região. O atual prefeito Carlinhos (PSDB) tentou a reeleição contra Mário Rosa (PL), Chicão (Podemos) e Claudio Viganó (PSL), mas foi derrotado por Rosa por uma diferença de 277 votos. O irmão do deputado federal Capitão Augusto (PL) devolveu a derrota sofrida em 2016.
Em Canitar, Joel da Padaria (Cidadania) derrotou José Sabino (DEM), David Feliciano (PT) e professora Dani (PSDB), candidata apoiada pelo atual prefeito Anibal Feliciano, eleito em 2012 e reeleito em 2016. Joel foi eleito com 1.295 votos (44,33%).
A única cidade da região que terá uma mulher no comando a partir de 2021 será Ribeirão do Sul. Aliás, as mulheres vão continuar no poder: Salma (MDB) derrotou a atual vice-prefeita Silvana (PTB), e Mário Investigador (Republicanos). Em 2016 a população da menor cidade da região havia eleito Eliana e Silvana com 1.797 votos.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, o prefeito Otacílio Parras (PSB), eleito em 2012 e reeleito em 2016, emplacou seu secretário de saúde, Diego Singolani (PSD) para quatro anos de mandato. Diego fez sua estreia na política vencendo os vereadores Luciano Severo e Murilo Sala.
___continua após publicidade___
Em Chavantes, Márcio Burguinha (PSDB) recebeu 4.077 votos, venceu Décio (Cidadania), que obteve 2.644 votos, e se reelegeu. Burguinha comemorou a vitória internado em Ourinhos, vítima de Covid19.
Em São Pedro do Turvo o prefeito Marquinho Pinheiro (PSDB) conquistou 2.606 votos e também foi reeleito. Ele derrotou Rose Rotiroti (PSD), que alcançou 1924 votos em sua primeira eleição.
O atual prefeito de Ibirarema, Thiago Briganó (PSDB), mostrou mais uma vez que é decisivo nas eleições na cidade. O prefeito eleito, Camachinho, é seu vice atualmente, e tem como compromisso dar sequência às políticas públicas dos governos de Thiago.
Em Ipaussu, Serginho Guidio (PSDB) desbancou seu padrinho político, Luisão (PSD) e Mauro da MM (PV). Por uma diferença de apenas 213 votos, Guidio seguirá no comando da prefeitura.
Ourinhos vai ter mais quatro anos de Lucas Pocay (PSD) à frente da Prefeitura. Com 65% dos votos, o atual prefeito venceu professor Robson (Patriota) em uma eleição com clima tenso, onde o julgamento de sua candidatura pelo TSE ficou pendente até o último 13. Pocay também se deu bem na Câmara, ocupando 11 das 15 cadeiras do Legislativo com vereadores e candidatos de sua coligação. O índice de reeleitos na Câmara ourinhense foi de 53,3%.
CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz