Um dos nomes mais respeitados no cenário musical do Brasil por seu talento como pianista e regente, o maestro João Carlos Martins, vem acompanhado da sua Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica e fará uma apresentação inédita, gratuita e aberta ao público, no dia 03 de fevereiro, domingo, às 21h, após a missa da Matriz São Sebastião de Santa Curz do Rio Pardo. O espetáculo é patrocinado pela Special Dog e pelo Governo do Estado de São Paulo através do PROAC, e é produzido pela Villa 7 | AH7 Produções Culturais.
___continua após publicidade___
A Orquestra de Cordas faz parte da Fundação Bachiana Filarmônica, grupo de músicos selecionados entre as melhores orquestras brasileiras. A orquestra em sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após dez temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala sendo duas no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e três no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011 – NY. A Orquestra de Cordas é formada por 5 primeiros violinos, 5 segundos violinos, 3 violas, 2 cellos, 1 contrabaixo, 1 oboés, 1 fagote, 1 clarinete, 1 flauta e 1 percussão.
João Carlos Martins, pianista e mastro regente da Orquestra de Cordas é considerado pela imprensa internacional como um dos maiores intérpretes de Bach – acumula grandes conquistas em sua carreira.
Fez seu primeiro recital no Carnegie Hall, aos 21 anos, e tocou com as maiores orquestras americanas e europeias. Uma série de problemas nas mãos fez com que Martins se despedisse da carreira de pianista. Mas a paixão pela música fez com que ele voltasse ao cenário como regente há dez anos. À frente da Orquestra Bachiana Filarmônica, o maestro tem trabalhado em prol da democratização da cultura no país, levando música erudita para as mais diversas plateias em todo o país.
A Bachiana Filarmônica fez seu primeiro concerto em 2004 na prestigiada Sala São Paulo. Depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky , entre outras apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e também no exterior.
___continua após publicidade___
Em 2006, o maestro João Carlos Martins fundou a Orquestra Bachiana Jovem, que tinha por objetivo trabalhar na evolução musical de jovens musicistas e ao mesmo tempo democratizar a música clássica apresentando-se para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto.
Em 2009 as duas orquestras fundiram-se, formando a Bachiana Filarmônica SESI-São Paulo, um grupo composto por alguns dos melhores profissionais brasileiros, e de jovens que se destacaram sobremaneira no universo da música clássica no Brasil, no total de 65 músicos. Naquele ano foi adotada pelo SESI de São Paulo, formando hoje a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil, sem nunca abandonar seus ideais.
A apresentação é viabilizada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Special Dog e tem a produção da Villa 7 | AH7 Produções Culturais.
SERVIÇO
Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica e Maestro João Carlos Martins
Data: 03 de Fevereiro de 2019
Horário: 21h
Local: Igreja da Matriz São Sebastião
Endereço: Rua Catarina Etsuco Umezeu, 484 – Bairro São José, Santa Cruz do Rio Pardo
Classificação livre | Evento gratuito
Mais informações: (19) 3258-5290 | contato@villa7cultura.com.br
Realização: Governo do Estado de São Paulo
*Texto/fotos: Assessoria
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz