Lembranças

Imagem: Stockphotos

O texto a seguir é de autoria de Paulo Otávio Moreira Castelletto, de 14 anos de idade, e conquistou o primeiro lugar no III Concurso de Contos e Crônicas de Ourinhos 2020, na categoria Crônica/Jovem.

Um senhor, com a aparência serena, estava sentado em uma bela praça, com um olhar distante a admirar aquele céu azul, com nuvens branquinhas e fofas. Ao seu redor havia crianças passeando com seus cachorros, andando com seus patinetes e vários jovens sentados, um em cada canto, todos com seus celulares nas mãos. Então começou uma viagem em suas memórias.

Lembrou-se do seu tempo de menino, dos amigos de infância, das brincadeiras… Lembrou de se encontrarem na rua, brincarem de bolinhas de gude, peão, esconde-esconde, pega-pega, bets, dividiam o lanche e a calçada, o sofá e a bicicleta. Dividiam também a atenção, carinho, a afeição.

Ah! Que tempo bom! Tempo de saudades, de amizades, de conversas sem segundas intenções, tempo de inocência. Impossível não se lembrar do cheirinho do tempero da comida de sua mãe, daquele leitinho quente que só ela sabia fazer, para aquecer as noites frias e as roupas tricotadas a mão.

Ele se emociona ao lembrar de seu pai, que todos os dias saía durante a madrugada para o trabalho na lavoura, levava uma marmita de alumínio montado em seu cavalo. Ao entardecer voltava para a casa feliz e muito cansado, mas mesmo assim fazia questão de reunir todos os filhos em volta da mesa para o jantar. Como era importante esse momento, todos os filhos reunidos contando sobre o seu dia e o pai permanecia atento a cada situação.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Depois do jantar iam todos para a sala e seu pai lhes contavam histórias, todas elas sempre tinham uma lição de moral, respeito e bons exemplos. Então era hora de dormir, os filhos pediam a benção a seus pais e seus pais lhes abençoavam. É! Foram tempos difíceis de muitas lutas, mas que deixaram grandes saudades, ensinamentos e aprendizados.

Então está findando o dia, ele eleva seus olhos e em uma oração, agradece a tudo que viveu e se sente privilegiado por ter tido uma infância tão saudável a qual aprendeu a dar valor na terra, na água, no ar, no canto dos pássaros…

Olha novamente ao seu redor e vê que estes princípios não são cultivados mais nos dias de hoje, percebe que todos os jovens estão conectados, mas distantes uns dos outros, as crianças são superprotegidas, não lhes permitem tanta liberdade. Os pais sempre trabalhando muito em busca de oferecer bens e acabam se esquecendo de ensinar valores e demonstrar o amor pelos seus filhos. Mas ele permanece confiante que dias melhores virão.

Paulo Otávio Moreira Castelletto, 14 anos, autor de “Lembranças”.

Nos próximos dias você vai ler aqui no Jornal Biz os textos vencedores em outras categorias do III Concurso de Contos e Crônicas de Ourinhos 2020.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz