Dentre os inúmeros serviços que fazem parte da estrutura da Santa Casa de Ourinhos, a lavanderia é hoje um dos setores mais essenciais. A unidade, que serve de apoio na assistência aos pacientes, colaboradores e corpo clínico do hospital, processa mais de 1.200 kg de roupas por dia.
O local é responsável por todo o processo de limpeza do enxoval utilizado e na sua distribuição em perfeitas condições de higiene. “A nossa lavanderia faz o trabalho de separação das peças por processos leves, pesados e super pesados, em seguida a lavagem, a secagem, dobragem, calandragem e também os pacotes de roupas, que vão para as alas, e os cirúrgicos que saem daqui prontos para esterilizar”, explicou Ângela Maria de Melo, supervisora da lavanderia.
O enxoval é composto por lençóis, fronhas, camisolas, toalhas de banho, cobertores, uniformes, roupas cirúrgicas, entre outras peças. São vestimentas utilizadas por pacientes e colaboradores do hospital e para atender a demanda, o setor de lavanderia dispõe de modernos equipamentos, que garantem a qualidade no processo de lavagem e secagem dos materiais.
A unidade conta com três lavadoras extratoras que lavam e centrifugam, sendo duas de 120 kg e uma de 40 kg, além disso mais três secadoras de 50 kg, que fazem a secagem da roupa em menos de 1 hora, e uma calandra, que faz a passagem dos lençóis.
Capacidade para mais atendimentos
Mesmo com o volume da própria Santa Casa, o setor de lavanderia tem capacidade para atender novas demandas.
A supervisora Ângela ressaltou que o serviço já é contratado por clínicas médicas da cidade, como a Demax Diagnóstico por Imagem e o Centro Médico Monte Sinai, além dos parceiros como o Instituto de Cardiologia de Ourinhos (ICO) e a Terapia Renal Substitutiva responsável pelos procedimentos de hemodiálise.
“As clínicas médicas ou entidades que se interessarem em contratar o serviço, é só entrar em contato conosco para agendarmos uma visita. Estamos abertos também para quem queira fazer uma visita e conhecer a nossa estrutura e método de trabalho”, finalizou.
Texto e fotos: Assessoria da Santa Casa de Ourinhos/Agência Trilhos