Festival online e gratuito terá programação com mais de 60 artistas

Fotos: divulgação Fuzuê

Neste fim de semana, quem gosta de música dos mais diferentes estilos, poesia, teatro, entre outras manifestações artísticas já tem programa certo. E, o melhor, com segurança e respeitando o distanciamento social.

Batuque das Maria se apresenta nesta sexta-feira, às 19h20. | Foto: Fabiano Zacarias

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, sempre das 18h às 22h, será transmitido online o Festival Fuzuê 014 – Tropikali. Serão três dias de lives em que o público poderá conferir toda a diversidade cultural de Bauru e região.

A programação do evento contará com a participação de mais de 60 artistas divididos em 30 apresentações artísticas.

Filhos da Terra, performance circense | Foto: David Willian

“O evento é uma oportunidade para os artistas independes da região poderem, mesmo diante da necessidade do distanciamento social, que impacta diretamente o setor cultural, encontrarem opções para manterem suas produções em circulação”, explicou Lili Azevedo, produtora cultural, integrante do coletivo Filhos da Terra e diretora de comunicação do Fuzuê 014 – Tropikali.

Por isso, a organização do evento informa que, durante as transmissões das lives todos os protocolos de segurança sanitária serão seguidos, como o uso de tapetes higienizantes, distribuição de álcool em gel, a obrigatoriedade do uso de máscara por todos os integrantes da equipe e a limitação no número de pessoas em circulação nos locais em que as apresentações serão executadas.

“Acredito que o festival tem a importância de ressaltar toda a potência da cultura do nosso território”, avaliou Ariane Souza, poeta que se apresenta no evento na próxima sexta-feira, 26, às 21h50.

“Há muitas pessoas, coletivos e espaços engajados na arte, em uma arte atenta, forte, sensível e crítica, e que muitas vezes não são visibilizados. Acho que o festival vem como uma oportunidade pra isso, pra botar palco pra toda essa produção”, completou.

Ariane Souza é uma das atrações da primeira noite de festival. Foto: divulgação

Sobre sua participação no festival. Ariane contou que o objeto é provocar o público. “Os meus escritos e a cena vão no caminho de botar na mesa as vivências do racismo e machismo, fala sobre um corpo preto feminino na busca de construções e reconstruções para além das violências e opressões. É um grito de dor, mas também um grito de revide.”, explicou.

Já para Giovanna Parra, batuqueira do grupo musical Maracatu Abayomi, o Fuzuê 014, principalmente diante da pandemia, foi muito um incentivo para a mobilização.

“O festival surgiu num momento delicado, em que a cultura estava passando por um momento difícil e desmobilizada, por que nossas atividades eram todas presenciais”, explicou.

Com o Maracatu Abayomi, Giovanna participou de forma voluntária da primeira edição do evento, em 2020. Ela conta que foi a partir desse convite que o grupo encontrou a mobilização necessária para enfrentar os impactos da pandemia.

“Nesta primeira participação, nos unimos e conseguimos incluir em nossa apresentação pessoas do Recife. Por isso, que essa união que foi gerada também aconteceu com outros grupos”, informou.

Maracatu Abayomi, sexta-feira às 20h50 | Foto: redes sociais

“E, nesta segunda edição, tem o apoio financeiro, que é extremamente necessário. Isso é um fortalecimento dos artistas neste momento delicado e uma ressignificação do fazer artístico em tempos de pandemia”, explicou.

O grupo Maracatu Abayomi se apresenta na próxima sexta-feira, 26/2, às 20h50. “O público pode esperar muita empolgação, ensinamentos e festa, sempre com fundamento e respeito. E, com certeza, pela live, quem estiver assistindo, poderá sentir toda energia dos tambores”, finalizou.

Programação – Fuzuê 014 – Edição Tropikali

26/02 – SEXTA-FEIRA

18h – Abertura com MC’s (Palco Parangolés)

18h05 – Música: Lizzie e Isa (Palco Parangolés)

19h05 – Teatro: Dose de Arte (Palco Paralelo)
19h20 – Música: Batuque das Marias (Palco Parangolés)
20h20 – Circo: Pedro Blanc (Palco Navilouca)
20h35 – Circo: Ticanica (Palco Navilouca)
20h50 – Música: Música: Maracatu Abayomi (Palco Parangolés)
21h50 – Poesia: Ariane (Palco Parangolés)
22h05 – Fechamento com MC’s (Palco Parangolés)

27/02 – SÁBADO

18h – Abertura com MC’s (Palco Parangolés)

18h05 – Poesia: Gui Slam (Palco Parangolés)

18h20 – Música: Jah Nilo (Palco Parangolés)

19h20 – Teatro: Núcleo Solar de Teatro (Palco Navilouca)

19h50 – Música: Zandare (Palco Parangolés)

20h50 – Circo: Filhos da Terra (Palco Navilouca)

21h20 – Poesia: Rap Nobre (Palco Parangolés)

21h35 – Música: Quarta Ócio (Palco Parangolés)

22h35 – Fechamento com MC’s (Palco Parangolés)

28/02 – DOMINGO

18h – Abertura com MC’s (Palco Parangolés)

18h05 – Depark (Palco Navilouca)

18h20 – Música: Mariana Lacava + Emanuelle (Palco Parangolés)

18h50 – Música: Yastana + Emana MC + Julia Parra + DJ Ding (Palco Parangolés)

19h50 – David MC + Marlon + Laura Soul + David RS (Palco Parangolés)

20h50 – Música: Dom Black + Jady + Bag Mc + Fhaell (Palco Parangolés)

21h50 – Poesia: Santina (Palco Navilouca)

22h05 – Dança Sheng (Palco Parangolés)

22h20 – Dança Sheng (Palco Parangolés)

22h35 –  Fechamento com MC’s (Palco Parangolés)

23h05 – After Tres4 (Palco Paralelo)

 

Sobre o Fuzuê 014 – Edição Tropikali

Dando prosseguimento ao trabalho desenvolvido em 2020, também totalmente gratuito e online, organizado de forma voluntária por um grupo de artistas e produtores culturais de Bauru, o Fuzuê 014 – Edição Tropikali é um festival cultural com foco na diversidade da arte independente produzida na região central do estado de São Paulo, composta por 39 municípios.  Ao todo, serão mais de 12 horas de programação artística dividida em seis eixos temáticos nos três dias de evento.

Fazem parte da equipe do Fuzuê 014 – Edição Tropikali: Carol Guerra, José Vinagre e Tiago Rosa, produção executiva; Matheus Anastácio, produção de infraestrutura; Isabela Morales, direção artística; Ana Evaristo, produção artística; Lili Azevedo, direção de comunicação; Laura Schiavinato, direção de arte; Mateus Nardini, vídeo maker e designer; Victor Reversi, registro fotográfico; Gabriel Duarte, assessoria de imprensa; Talita Neves, curadoria de vídeos; Vinícius Marchi Costa; direção técnica; Felipe Atta, Carlos Verger, Tiago Neves, Romeo Zanelatto; equipe técnica; Luiz Junior, Mariana Boico, Allan Nunes e Eduardo Kenji; transmissão online e cinegrafia; Rafael Maia, Matheus Guilherme, Fernanda Diniz, Robson Santos, Ana Lídia Aquino, Tiago Rosa e Vitor Alberti, produção cenográfica; Tiago Rosa, direção de cinegrafia, e Joyce Rodrigues, produção de logística.

O Fuzuê 014 – Edição Tropikali é uma realização do grupo Fuzuê 014; INSTITUTO INDISCE (Instituto Nacional de Desenvolvimento e Integração Social, Cultural e Educacional); Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB), Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal Lei Aldir Blanc.

Sobre o Fuzuê – 014

Considerado um dos primeiros festivais concebido e executado na região central do estado de São Paulo, totalmente online, durante a pandemia de Covid-19, o Festival de Cultura Independente – Fuzuê 014 foi realizado de forma voluntária por um grupo de artistas e produtores culturais de Bauru (SP).

Diante da necessidade do distanciamento social para conter o avanço da pandemia, o festival foi criado com a intenção de promover ações e atividades culturais e educativas, além de promover a diversidade cultural da região 014, composta por 39 cidades paulistas.

Durante cinco meses de programação, realizada de março a agosto de 2020, o festival contou com a participação de mais 300 artistas de diferentes segmentos, além de sessões de debates e oficinas virtuais. Toda a programação foi transmitida gratuitamente pela internet.

Em 2020, o projeto da segunda edição do festival foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB), do Governo Estadual de São Paulo. A seleção neste edital viabilizou financeiramente a realização da segunda edição.  “Esse foi um importante reconhecimento ao nosso trabalho e à tudo que desenvolvemos, além de nos motivar ainda mais a trabalhar pela promoção da diversidade cultural de nossa região”, finalizou Carolina Guerra.

Serviço – Fuzuê 014 – Edição Tropikali

Quando: de 26 a 28/2

Classificação Indicativa: LIVRE

Toda a programação é gratuita e será transmitida ao vivo no canal oficial do festival no youtube.com/fuzue014

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz