Mês de junho concentra 73% do total de casos de Covid19 em Ourinhos

Calçadão da rua Paraná, centro de Ourinhos

289 dos 395 casos confirmados foram registrados neste mês

O mês de junho é responsável por 73% de todos os casos confirmados de Covid19 em Ourinhos: são 289 testes positivos desde 1 º de junho, data que coincide com a reabertura do comércio. A média diária é de 11,5 novas pessoas contaminadas pelo novo coronavírus por dia.

De 5 de abril, dia do registro do primeiro caso na cidade, até 31 de maio, haviam sido confirmados 106 casos em Ourinhos; média de 1,89 por dia. O aumento de casos no mês de junho em relação ao período anterior é de mais de 600%!

___continua após publicidade___

No dia 18 de junho o Hospital Covid, instalado provisoriamente em um hotel no centro de Ourinhos, ficou com 100% dos leitos ocupados. Ontem 36 pessoas estavam internadas no local, o equivalente a 72% do total de vagas disponíveis.

Curados | Na última segunda-feira (22) a Prefeitura de Ourinhos modificou a forma de apresentar o boletim epidemiológico, omitindo o total de casos confirmados e dando destaque aos números de pacientes que apresentam sintomas e os curados.

Os boletins dos dias 21 (esquerda) e 22 (direita).

A mudança causou revolta na população, que percebeu a tentativa de “maquiar” os dados para dar a impressão de que a contaminação estaria diminuindo. O Jornal Biz publicou reportagem no dia seguinte, pedindo por transparência e mostrando que o novo padrão confundia as pessoas. Ontem o boletim voltou a informar, mesmo que de forma bastante discreta, o número total de testes positivos na cidade.

Boletim de ontem, 25/06/2020.

UTI’s | Se a Prefeitura mostra dificuldades com transparência em seus atos, e dificulta o trabalho da imprensa de levar para a população informações com exatidão sobre a pandemia em Ourinhos, o mesmo não se pode dizer da Santa Casa. Desde ontem a entidade incluiu mais um item em seu boletim, informando a taxa de ocupação de leitos de UTI. Atualmente está em 60%.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz