Novo boletim Covid19 da Prefeitura esconde número total de contaminados

A Prefeitura de Ourinhos inovou na forma de apresentar o último boletim epidemiológico com dados sobre a Covid19 na cidade, na noite de ontem. E ficou pior. Diferente do restante do mundo, o comunicado ourinhense não apresenta o número total de contaminados, e sim os curados e pessoas com vírus ativo, além da quantidade de internados e óbitos.

“Novo” boletim da Prefeitura esconde o número total de casos confirmados na cidade. Já são 352!

A confusão foi grande e causou discussões nas redes sociais. O Jornal Biz indagou à Prefeitura sobre como os óbitos haviam sido computados (já que o padrão no mundo é incluir as mortes entre os casos confirmados), mas não obteve resposta. A cada dia, a gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) se parece mais com a do governo federal no ponto de vista da Comunicação.

No início deste mês o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou omitir dados sobre óbitos e até falou em recontagem de mortos, mas foi parado pelo Justiça e pela imprensa. Desde então grandes veículos de comunicação se uniram às secretarias estaduais de saúde e, em um consórcio de imprensa, contabilizam todas as baixas pelo Brasil. Ourinhos poderia ter aprendido a lição.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Na noite de ontem o prefeito publicou vídeo informando que vai manter o comércio aberto (incluindo atividades não essenciais), descumprindo o decreto do governo estadual de retornar Ourinhos para a fase vermelha do Plano SP. Lucas disse que vai “intensificar a fiscalização” e multar em R$270 quem não fizer o uso de máscara, e que qualquer pessoa que resista à ordem deve ser conduzida para a delegacia. Fica difícil acreditar na intensificação de uma atividade que, na prática, não existiu. O comércio de Ourinhos se autorregulamentou, pois com medo da Associação Comercial (ACEO) e em ano eleitoral, o prefeito optou não entrar em dividida com os comerciantes.

Com as 21 novas notificações de ontem, Ourinhos tem atualmente 352 casos confirmados para Covid19. Dentre eles, 129 não apresentam mais sintomas e são considerados curados. Outras 219 pessoas estão com o vírus ativo, em isolamento e sob monitoramento.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz