Covid: Pandemia chega ao fim e Ourinhos foi má referência no enfrentamento

Ourinhos, 14 de junho de 2021

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

Proporcionalmente ao tamanho de sua população, Ourinhos registrou mais mortes por Covid do que cidades maiores como Bauru, São José do Rio Preto, Araraquara e São José dos Campos, entre outras.

Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou oficialmente o fim da emergência pública de saúde mundial pela pandemia da Covid19. Passados três anos e um mês do primeiro caso detectado no Brasil, o país soma mais de 700 mil mortos, ocupando a trágica vice-liderança no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura no último dia 4, Ourinhos registrou 37.006 casos e 604 mortes, perfazendo um índice de letalidade de 2,2%. Esse dado coloca o município com índice acima da média nacional (1,9%) e abaixo da média estadual (2,7%).

Muito mais do que números, a pandemia da Covid escreveu páginas tristes na história do povo ourinhense, e o Jornal Biz acompanhou de perto a angústia de quem tentava sobreviver ao vírus. Durante mais de um ano, inclusive na fase mais crítica da pandemia, o Jornal Biz publicou diariamente os boletins informativos com número de casos positivos, óbitos e ocupação de leitos em hospitais, e estimulou as medidas preventivas. Várias vezes tivemos a dura tarefa de noticiar a morte de amigos, companheiros de trabalho e familiares.

Em junho de 2021, moradores aproveitaram a visita de um ex-ministro de Bolsonaro a Ourinhos para protestar contra a gestão de Pocay no enfrentamento da pandemia. Diversas faixas foram colocadas no alambrado do aeroporto, no Jardim Santos Dumont.

Toda essa triste situação foi agravada pelo discurso negacionista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que inflamou a população contra a ciência, dificultou a compra de vacina, estimulou o não uso de máscara e promoveu aglomerações, entre outros crimes. Não a toa, a média de mortes no Brasil é quase o dobro da mundial.

Manifestação a favor da vacina e contra Bolsonaro, em Ourinhos, 19/06/2021 | JornalBiz.com

Em Ourinhos o prefeito Lucas Pocay (PSD), embora tenha apoiado publicamente a reeleição de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, até adotou discurso diferente, mas na prática a sua gestão falhou: foi omissa na fiscalização de aglomerações e uso de máscara, faltou com transparência sobre a ocupação de leitos e transferência para UTI’s, dificultou o acesso ao número de casos e mortes, contratou e comprou o quanto pôde sem realizar licitações e errou em tarefas simples na organização da vacinação no recinto da Fapi. Em abril de 2021, o Jornal Biz publicou vídeo mostrando desorganização nas filas e até falta de álcool em gel no barracão da AIOR, local da vacinação.




Lucas Pocay ainda repete, em suas lives nas redes sociais, que Ourinhos foi referência na pandemia, fazendo alusão ao Hospital Covid, instalado em um antigo hotel no centro da cidade. Apesar dos gastos milionários com a estrutura, o número de mortes de ourinhenses é um argumento consistente para confrontar o que o prefeito diz.

Junho de 2021: Moradora coloca cruz na avenida Armando Silva e grava o número de ourinhenses mortos por Covid até a data, 405.

Um levantamento feito pelo portal Metrópole em outubro de 2022 classificou Ourinhos entre as 100 cidades com mais mortes por Covid no Brasil, dentre municípios acima de 20 mil habitantes. Para se ter uma ideia, Araraquara tem mais do que o dobro de habitantes de Ourinhos, e taxa de letalidade de 1,0%. Bauru e Piracicaba tem 1,6%, e Botucatu 0,7%.

Na região, Salto Grande foi o município com menor letalidade (0,9%), e Ribeirão do Sul e Óleo os piores (3,7%). Canitar (1,9%), São Pedro do Turvo (1,6%), Espírito Santo do Turvo (1,3%) e Ipaussu (1,2%) também obtiveram índices de letalidade abaixo da média nacional.

Confira abaixo tabela com dados da Covid das cidades da região. O índice de letalidade avalia o número de mortes em relação às pessoas que apresentam a doença ativa, e não em relação à população toda, ou seja, mede a porcentagem de pessoas infectadas que evoluem para óbito.

JornalBiz.com

Apesar do comunicado do fim da pandemia, é preciso que a população mantenha a vacinação em dia. Em Ourinhos a imunização com a vacina bivalente (atualizada) da Pfizer está disponível para maiores de 18 anos.

  • A aplicação acontece das 9h às 17h em diferentes postos de saúde da cidade. Confira o calendário:
    – Segunda-feira: Ubs Vila São Luiz, Ubs Jardim Itamaraty
    – Terça-feira: Ubs Vila Brasil, Ubs Cohab,
    – Quarta-feira: Ubs Parque Minas Gerais, Postão Central (Centro de Saúde I)
    – Quinta-feira: Ubs Caic, Ubs Vila Margarida, Ubs Cohab
    – Sexta-feira: Postão Central (Centro de Saúde I), Ubs Vila Margarida

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube