Resiliência para chegar aos seis anos: Jornal Biz completa mais um aniversário

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

Comemorar mais um ano de vida tem gosto de superação, ainda mais em se tratando de um jornal numa cidade como Ourinhos. O JornalBiz.com completa seis anos nesta sexta-feira (12), e neste período tem acompanhado de perto as notícias da cidade e do país. Mas não é só isso, aqui você encontra humor, história, opinião, literatura, esporte, comportamento, lazer e muito mais.

Qual o motivo de nos referirmos a “uma cidade como Ourinhos” no início deste texto? É que aqui, historicamente, a imprensa costuma estar atrelados à administração municipal. Desta forma, as publicações desses órgãos – rádios, jornais, sites, TV’s e, agora, influencers – são pagos com dinheiro público, fazendo propaganda política e satisfazendo o ego dos governantes, que aparecem sempre sorrindo, mostrando suas famílias perfeitas ou comemorando o tapa-buraco em uma rua ou alguma troca de lâmpadas.

Há anos se comenta sobre a crise vivenciada pelos jornais, e muitas redações no mundo todo foram fechadas também por problemas financeiros ocasionados pela mudança de hábitos dos leitores. A internet e as redes sociais possibilitam a publicação de notícias praticamente em tempo real por qualquer pessoa, e os leitores comuns nem sempre distinguem o que é real das chamadas “fake news”. A falta de hábito de leitura entre os brasileiros colabora para que a reflexão e questionamentos deixem de ser uma prática, e as noticias são compartilhadas sem a devida atenção ou comprovação, o que reforça ainda mais a necessidade de textos feitos com seriedade e profissionalismo. Com as transformações dos últimos anos, mudou a forma de divulgar o que acontece e também o papel do jornalista, que além de tornar públicas as notícias, também precisa divulgar conhecimento e desmentir “fake news”.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

É o que temos feito nesses seis anos de trabalho: Jamais recebemos recursos públicos, nem nos curvamos aos pedidos de políticos, em respeito à verdade e aos nossos leitores. Claro que isso tem um preço, e muitas vezes sofremos perseguições e vivemos dificuldades, mas seguimos o provérbio chinês que diz: “Seja como o bambu, incline-se diante do vento, mas nunca se quebre”. Em bom português do interior paulista, “enverga mas não quebra”.

O Jornal Biz lançou uma campanha para garantir a manutenção do arquivo online do portal, que possui mais de 2.700 publicações, e a continuidade de seu trabalho.

Se você acha importante a existência de um órgão de jornalismo independente em Ourinhos, com liberdade de pauta, doe qualquer quantia pelo pix jornalbizness@gmail.com (link abaixo).

Agradecemos aos leitores e parceiros por esses seis anos de convivência.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube