O rei está nu

Kejserens.kob

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

Mais do que nunca, o conto de Hans Christian Andersen, “O rei está nu”, mostra sua atualidade em Ourinhos. A história conta sobre um rei que, ávido por causar boa impressão e ser admirado, acredita estar usando uma linda roupa invisível, quando na verdade desfila desnudo pelas ruas de seu reino. Ouvindo apenas aquilo que interessa a ele e cercado de lacaios dispostos a elogiar o tempo todo, o rei não enxerga a realidade ao seu redor, nem as críticas dos passantes.

Em Ourinhos o comportamento do prefeito Lucas Pocay (PSD) tem muitas afinidades com o personagem da fábula “O rei está nu”. Logo após a Câmara aprovar na noite de ontem a criação de uma CPI para investigar a crise de gestão na UPA, o prefeito postou mensagem com indiretas ao vereador Guilherme Gonçalves (PODE), crítico da administração, dizendo que “enquanto alguns empobrecem a alma, seguimos com nossa missão”. Mais uma vez o caráter “messiânico” do prefeito de Ourinhos se revela. Explicando: A pessoa se considera com poderes especiais, iluminado pela graça divina para reformar a ordem vigente das coisas. Não é assim que o prefeito se apresenta em suas postagens nas redes sociais?

O vereador rebateu prontamente, perguntando ao prefeito: “Porque você não desbloqueia as mais de 2 mil pessoas bloqueadas na sua página para escutar umas verdades da população?

Preocupado com a verdade atirada ao vento, Pocay correu às rádios que recebem dinheiro público para dar a sua versão sobre os problemas enfrentados na UPA de Ourinhos, que originaram a criação da CPI e muitas críticas na internet. Necessário lembrar que, para o prefeito, apenas vale a sua versão dos fatos, por isso orienta seus eleitores a apenas se informarem nos canais “oficiais”, ou seja, mantidos pela Prefeitura. Segundo ele, todos os outros são mentirosos e publicam “fake news”.

Pocay anunciou pelas rádios que a UPA voltará a fazer atendimentos a toda a população, e não apenas aos casos de Covid. A mudança proposta só mostra que o prefeito “perdeu a mão” no controle da pandemia na cidade. Se, há poucos dias a UPA começou a funcionar apenas para atendimento de casos de COVID, é devido ao aumento exponencial dos casos. Ocorre que, se o Hospital de Campanha está quase lotado, qual o motivo de se encaminhar novamente os doentes apenas para aquele local?

São muitas as dificuldades para se administrar a cidade em tempos de pandemia. Mas bloquear quem critica nas redes sociais não é a melhor saída, o diálogo costuma ser mais eficaz. Admitir que a situação é complexa, entender porque as pessoas criticam e tentar resolver é que faz um verdadeiro líder. Sem essa de Messias único e salvador.

Pensando melhor, heróis mesmo estão sendo os profissionais da saúde, e não os políticos que se consideram acima dos normais.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz