Desmatamento provoca aumento de maritacas no céu da cidade

Imagem: captura de tela vídeo G1

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

É comum observar os pássaros em revoada nos finais de tarde

Há algumas décadas, a revoada de andorinhas na praça Mello Peixoto no final da tarde oferecia um espetáculo bonito de se ver. Hoje é comum ouvir o alarido das maritacas no céu da cidade. Nunca voam sozinhas, voltam em bando barulhentas para seus ninhos quando começa a anoitecer, e ao amanhecer repetem o ritual sonoro.

___continua após publicidade___

A população de maritacas na zona urbana tem aumentado, possivelmente pelo desmatamento na região. Até tucanos podem ser vistos nos bairros de Ourinhos, já que as áreas com matas estão rareando por aqui. Procuram abrigos para se aninhar como oco de árvores ou barrancos. Não fazem ninhos, chocam seus ovos em superfícies lisas dentro do abrigo. Chocam entre 2 e 3 ovos por vez.

Um bando de maritacas pode destruir uma plantação de grãos, frutas ou hortaliças. Se o abrigo for no telhado das casas, elas podem danificar a rede elétrica.

Plantações de sorgo atraem maritacas em Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo. | Foto: G1

O nome maritaca vem do tupi guarani, e significa “que estala, ruidosa, barulhenta”. Cientificamente são classificadas de psitaciformes, da família dos Psitacídeos, gênero Pionus, da mesma família dos periquitos, araras,papagaio ou jandaias.

As aves são atraídas por árvores como mangueiras, jabuticabeira, goiabeira, laranjeira e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras são seu alimento preferido. Comem brotos, flores e frutas, mas gostam mais das sementes do que das polpas das frutas.

Apesar de serem muito parecidas com papagaios e periquitos, as maritacas possuem características próprias. A cor predominante na maritaca também é o verde, sendo que algumas têm vermelho ou azul na base das asas.Os papagaios são sociáveis e comunicativos e medem de 34 a 40 cm, sendo maiores que as maritacas, que variam entre 24 e 30 cm. Um papagaio chega a viver de 50 a 80 anos, enquanto as maritacas, em cativeiro, vivem entre 20 e 30 anos.  Na natureza, o tempo é menor devido às condições climáticas que enfrentam.

Ao contrário dos papagaios, as maritacas não apresentam penas em volta dos olhos e tem a cauda curta. Apesar de barulhentas, são extremamente silenciosas quando se sentem em perigo ou na época do acasalamento, que vai de novembro a março. São monogâmicas.

Enquanto a maritaca grita de um jeito natural, sem capacidade de repetir o que ouve, o papagaio tem habilidade de reproduzir sons, inclusive o da fala humana. As maritacas não são boas imitadoras como os papagaios.

Existem várias espécies de maritaca. No Brasil, podem ser encontradas pelo menos três delas: a maritaca-de-cabeça-azul, a maritaca-verde e a maritaca-roxa.

___continua após publicidade___

É bom destacar a diferença entre maritaca e papagaio, mas lembrando que  ambas são aves selvagens, e só podem ser domesticadas se adquiridas em cativeiros legalizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A maritaca pertence à família dos psitacídeos, como os periquitos e papagaios. As maritacas são pássaros de países tropicais.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz