CANETADA 7.12.20

JornalBiz.com

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

CANETADA 121 – 7.12.20

Reeleição I

Alexandre Enfermeiro (PSD) quer continuar na presidência do Legislativo, mas mesmo sendo do partido do prefeito, não é o candidato de consenso da base. Segundo informações dos bastidores, na noite da última quinta-feira Lucas Pocay se reuniu em um restaurante próximo ao Royal Park com nove vereadores, e o vereador Anísio Felicetti (PP) teria sido apontado como o preferido.

Reeleição II

Os vereadores Eder Mota (MDB) e Raquel Spada (PSD) também demonstram interesse no comando da Câmara, mas o escolhido de Pocay deve ser o experiente Anísio. Independente de quem for o eleito, o novo presidente, muito provavelmente, vai continuar lendo a cartilha do prefeito.

___continua após publicidade___

Novas vozes

Vereadores eleitos para o próximo mandato, Gil Carvalho (PL), Guilherme Gonçalves (Podemos) e Roberta do Enfrente (PT) devem ter posturas independentes na Câmara. Da atual oposição, apenas Cícero Investigador (Republicanos) conseguiu se manter no cargo, e não se vê uma articulação organizada em bloco. Bom para o prefeito.

Perigo

As contas da Câmara Municipal de Ourinhos do ano de 2017, durante a presidência de Alexandre Zóio (Republicanos), foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Os apontamentos são quanto ao excesso de cargos comissionados e na realização de licitações, entre outros. Reeleito nas últimas eleições, o vereador pode ficar inelegível se o Ministério Público entender que houve dolo e ajuizar ação civil pública. Em reportagem publicada pelo Jornal Debate ontem (06), Zóio, que é advogado, disse que o que aconteceu foram falhas administrativas.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Rei morto, rei posto

O prefeito Lucas Pocay já está acomodando em cargos comissionados os vereadores que não conseguiram a reeleição. Em nota publicada hoje no site oficial da Prefeitura, Sargento Sérgio (PP) é tratado como “ex-vereador” e futuro secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Vale lembrar que o mandato de Sérgio só termina dia 31 de dezembro. Gafe.

Emprego…pra quem não foi eleito

Também derrotados nas urnas, Cido do Sindicato (PSD) será secretário-adjunto de Esporte e Lazer, e Abel Fiel (PSD) vai ser o “vice” secretário de Meio Ambiente. O ex-chefe de gabinete de Lucas, Hamilton Azevedo, será o adjunto na Assistência Social. O salário de secretário-adjunto é de mais de R$6 mil.

___continua após publicidade___

Troca

“O vice-prefeito Dr. Ferreirinha deve ser o próximo secretário municipal de saúde”, é o que garante um funcionário da pasta. Ele deve ocupar o cargo de Cássia Borges Palhas, que pode continuar na equipe mas em outra função.

Eleições I

Lucas Pocay foi reeleito prefeito de Ourinhos com 34.670 votos (65,65%) e venceu em todas as urnas do município. Seus piores desempenhos foram nas escolas Jandira Lacerda Zanoni (Jd Itamaraty) e Josepha Cubas da Silva (Parque Minas Gerais), com pouco mais de 57%, e os melhores na Josefa Navarro (Vila Margarida), com 71%, e Viriato Correa (Jd Matilde), 70,2%.

Eleições II

Os detentos do CR (Centro de Ressocialização) também votaram nas eleições de 15 de novembro. Na urna nº 238, Pocay obteve 72,73% dos votos para prefeito, e Carlinhos do Sindicato (MDB) foi o mais votado entre os vereadores, com 7 votos dentre os 12 votos possíveis.

Escândalo na Cultura I

O Ministério Público (MP) denunciou, mais uma vez, o prefeito Lucas Pocay (PSD). Agora o motivo foi o escândalo da “Casa dos Músicos”, que envolve o ex-secretário de cultura Paulo Flores e outros funcionários públicos e ex-integrantes da atual gestão. O imóvel localizado na rua Dom Pedro I, 1110 é de propriedade da família do vereador eleito Fernando Rosini (Furna do Beco da Bola), serviu de comitê eleitoral na campanha de Lucas Pocay em 2016 e depois se tornou residência de Paulo Flores, conforme o MP.

Escândalo na Cultura II

O promotor público apontou que o imóvel nunca foi usado pela Secretaria de Cultura com a finalidade de abrigar músicos, e servia apenas de residência para Paulo Flores, ex-secretário de cultura de Lucas Pocay. A denúncia relata que até a limpeza do imóvel seria feita por servidores da Prefeitura. Que mamata!

Anúncio da empresa divulga logotipo da gestão de Lucas Pocay.

Por quê?

O que leva uma empresa particular a fazer publicidade da gestão pública um município? Não é de hoje que a empresa Service Security, dona de um gordo contrato com a Prefeitura de Ourinhos, paga para divulgar sua marca ao lado do logotipo da gestão do prefeito Lucas Pocay em seus anúncios na imprensa regional. A Service é responsável pelas câmeras de vigilância instaladas na cidade, e já recebeu mais de R$3 milhões da atual administração.

UTIs Covid19 100%

As UTIs destinadas para tratamento de pacientes de Covid19 continuam lotadas em Ourinhos. Nas últimas duas semanas o número de casos positivos voltou a subir. O ourinhense que precisar de tratamento intensivo será transferido para outro município do estado de São Paulo.

Mapa feito pelo UOL mostra as 62 cidades que deveriam reforçar ações contra a pandemia.

Cuidado

Na última terça-feira (1º) o Governo do Estado de São Paulo solicitou a 62 municípios paulistas a ampliação de testagem, rastreamento de casos, uso de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações. Ourinhos é a única cidade da região que integra a lista, mas até o momento a Prefeitura não divulgou nenhum plano de ação para essa finalidade.

Frase da semana

“São Paulo vai iniciar vacinação no dia 25 de janeiro”, João Dória, governador do Estado de São Paulo, anunciando o começo da imunização para Covid19.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz