CANETADA edição 120 – 15.9.20

JornalBiz.com

CANETADA 120 – 15.9.20

Crônica falta de água

Apesar do prefeito Lucas Pocay (PSD) propagar que está resolvendo o problema da falta d’água na cidade, na prática não é isso que o ourinhense percebe. Bairros inteiros sofrem há anos com o desabastecimento, e em curto prazo não parece que o problema será resolvido.

Esgoto no lago Royal Park

Não é a primeira vez que acontece denúncia de despejo irregular de esgoto no Lago do Royal Park. Apesar de ser do conhecimento da população, não se vê atitude da Prefeitura ou Ministério Público para resolver o problema. Parece que o Parque, recém-reformado, se encaixa naquele ditado “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Queimadas

Apesar da baixa umidade do ar e falta de chuva na região, as queimadas continuam acontecendo em terrenos baldios e também em canaviais, contribuindo para a poluição e destruindo a natureza. Cada terreno queimado mata insetos, pássaros e microorganismos necessários para a vida.

Névoa

Além da baixa umidade, a cidade ficou imersa em névoa branca esta semana, possivelmente efeito das queimadas que acontecem por todo o país, especialmente na Amazônia e Mato Grosso. Precisamos entender que o mal que se faz à natureza em qualquer local tem consequências para todos.

Milícia virtual

Avesso a críticas, o prefeito Lucas Pocay convoca sua militância virtual para atacar pessoas que se manifestam ou reclamam de algo nas redes sociais. Pocay não atende à imprensa, bloqueia quem lhe confronta nas redes sociais, não dá entrevistas e tenta fazer com que sua versão dos fatos seja proclamada verdade, numa postura autoritária e arrogante.

___continua após publicidade___

Lei Aldir Blanc

A área da cultura tem sido desastrosa na gestão Pocay. Cercada de escândalos e notícias nas páginas policiais com a Cooperativa de Cultura “fantasma”, a pasta trocou sucessivamente de secretários. Nem a possibilidade de injeção de recursos em torno de 700 mil reais na cultura ourinhense via Lei Aldir Blanc conseguiu animar os artistas.

Teatro para convenção

Por falar em cultura, o Teatro Municipal, apesar de fechado por causa de reforma e da pandemia, foi utilizado para realização da Convenção que ratificou a pré-candidatura à reeleição de Lucas Pocay. O evento, proibido para a imprensa, aconteceu no espaço fechado e com ar condicionado, com risco de contaminação pelo Covid-19.

Professor e doutor

O bloco de partidos de oposição formalizou em convenção, na manhã de domingo, as indicações do professor Robson Sanches (Patriotas) para prefeito e do médico pediatra Dr. Salim Matar (PSDB) para vice. Apesar de ser professor universitário, Robson também é afeito ao jornalismo, como o prefeito Lucas Pocay. Podemos falar que no dia 15 de novembro o ourinhense escolherá nas urnas uma das duas chapas formadas por um comunicador e um doutor.

PT com Pocay

O Partido dos Trabalhadores decidiu em Convenção, no último domingo, não lançar candidato a prefeito, mas segundo membros do partido vai, veladamente, apoiar a reeleição de Lucas Pocay. O acordo costurado com dois candidatos a vereador, mesmo não sendo oficial, incomodou alguns petistas.

Lideranças

A dificuldade em se encontrar nomes para concorrer à Prefeitura é culpa da própria oposição. A prática de se pensar política pouco antes das eleições e não incentivar o surgimento de novas lideranças tem provocado um perigoso vazio político na cidade.

Reeleição e vícios

Os políticos estão começando a perceber que a reeleição faz a disputa eleitoral ser desigual, e o assunto começa a ser discutido em âmbito federal no Congresso e Senado. Segundo levantamento do Estadão/Broadcast, 16 dos 24 representantes de partidos defendem acabar com a possibilidade de recondução ao cargo para presidentes, governadores e prefeitos. Quem já está no poder tem a máquina administrativa a seu favor, além do exército de cargos de confiança, como é o caso de Ourinhos.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Desempenho sofrível

Apesar do prefeito Pocay se auto-proclamar o segundo melhor gestor do país, a educação ourinhense vai de mal a pior. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019) colocou Ourinhos em patamar inferior a cidades menores como Canitar ou Chavantes. Vergonhoso.

Outro patamar

O prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Otacílio Assis (PSB), enviou para a Câmara um projeto para a criação de uma Fundação Municipal de Ensino Superior. Algumas cidades da região possuem cursos superiores mantidos pelo município, como é o caso de Assis e Marília. Enquanto isso, em Ourinhos o prefeito promete mas não consegue nem implantar uma creche em um prédio deteriorado no centro da cidade.

Frase da semana

“No meu governo está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, Jair Bolsonaro, em vídeo publicado em seu perfil no Facebook.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz