CANETADA 25.5.21

JornalBiz.com

CANETADA edição nº 138

Expecionalmente a Canetada está sendo publicada na terça-feira.

Dá idéia, dá…

Uma foto publicada nas redes sociais de muitos moradores de Ourinhos mostra patos e gansos atravessando fora da faixa de pedestres na avenida Luiz Saldanha Rodrigues, em frente ao lago do Royal Park. Imediatamente começaram a pipocar piadas relacionando a imagem com a farra de cargos comissionados da Prefeitura; um deles sugeriu a criação do cargo de “Diretor de Orientação para Patos e Gansos”. Outro disse que a atual gestão vai inventar o “Gerente de Fiscalização de Aves. Outro cargo insinuado foi o de “Gerente de Controle de Gado”, com cessão do funcionário para o Sindicato Rural.

Atravessando fora da faixa | Imagem: redes sociais

“Moiô”?

Na semana passada correu os grupos de WhatsApp de Ourinhos uma arte divulgando a transmissão do jogo da final do Campeonato Paulista de Futebol, em telão, no espaço de eventos Beco da Bola. Segundo o comunicado, a entrada seria gratuita.

Imagem: redes sociais

Publicações no Facebook reuniram dezenas de comentários negativos, alertando para o perigo de aglomerações durante a pandemia. A página do Beco da Bola não divulgou o evento, que acabou não sendo realizado, nem fez publicação negando. O Jornal Biz tentou contato com o proprietário do Beco da Bola, o vereador Fernando Furna (DEM), mas não obteve retorno. Furna é o relator da CPI Covid da Câmara de Ourinhos.

“É Campeão!” com aglomeração

Com a conquista de um título após nove anos de “seca”, torcedores do São Paulo foram para as ruas de Ourinhos comemorar. Fotos e vídeos encheram as redes sociais mostrando aglomerações em praças, postos de combustível e algumas avenidas da cidade.

Sãopaulinos comemoram título do campeonato paulista 2021 na avenida Antonio de Almeida Leite | Foto: redes sociais
Anuncie (14)99888-6911

Foto da semana

Ourinhos, 24/05/2021 – Foto: Rafael Cortez

Com este registro maravilhoso feito pelo Rafael Cortez, na manhã de ontem (24), inauguramos na Canetada um tópico para destacar a foto da semana.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Fios da vergonha

Após mais de 5 meses da publicação pelo Jornal Biz (clique para ver) do descaso de empresas de internet, telefonia e energia quanto a desordem na fiação, finalmente um caso no jardim Santa Fé foi resolvido. Na manhã do último sábado a Vivo deslocou uma equipe de Bauru para arrumar a bagunça.

Fiação retirada de um só poste foi suficiente para lotar o porta-malas de um dos veículos da Vivo

Além de protocolos na Vivo, CPFL e Prefeitura, os moradores também recorreram ao vereador Gil Carvalho (PL), que apresentou um requerimento na Câmara. Porém, o problema só foi resolvido quando um dos munícipes foi até a central da Vivo de Ourinhos e ameaçou cortar os fios por conta própria, já que crianças estavam brincando de se pendurar na fiação para balançar.

Antes tarde

Após o Jornal Biz publicar na manhã de domingo reportagem mostrando que a Prefeitura de Ourinhos não sustenta sozinha o Hospital Covid, o prefeito Lucas Pocay (PSD) correu para as redes sociais para comprovar o que divulgamos. Depois de uma analogia tosca sobre o tamanho dos orçamentos dos governos federal, estadual e da Prefeitura de Ourinhos, Pocay informou que a cidade arca com 55,80% dos gastos médios do Hospital de Campanha. Esqueceu, porém, o repasse de R$702 mil feito pela Ummes em janeiro. Esqueceu?

Publicação feita pelo próprio Lucas Pocay confirma reportagem do Jornal Biz que mostrou que Ourinhos não banca sozinha Hospital Covid

Não pode!

Em matéria da última edição do jornal Debate, o prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani (PSD), disse que a Ummes (União dos Municípios da Média Sorocabana) não poderia mandar verba de Santa Cruz para Ourinhos. “Eles não poderiam ter feito isso“, disse Diego, que completou: “Não tenho acesso ao que fizeram com Ourinhos. Mas se entrou crédito de Santa Cruz para pagar o hospital de Ourinhos está errado. Terão de justificar“. Segundo o prefeito, a cidade não participa do custeio do hospital Covid. “Eu pago apenas pelos serviços de Santa Cruz“, disse Singolani ao Debate.

Ctrl C + Ctrl V

Depois do Jornal Biz noticiar o “copia e cola” da Prefeitura de Canitar sobre um decreto plagiado da cidade de Iaras, o prefeito Joel Rodrigues (Cidadania) assinou outra ordem retificando o anterior. Teve direito até a negrito e caixa alta no nome da cidade, mas faltou nos argumentos um possível: “Considerando que o Jornal Biz detectou plágio no Decreto nº1076…”.

Negacionismo mata

Os Estados brasileiros onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceu nas urnas nas eleições de 2018 são os que acumulam mais mortes por Covid19. Em Rondônia, onde Bolsonaro obteve 72% dos votos, o índice da mortos por Covid é de 0,306%, quase o triplo do Maranhão, 0,109%, onde o presidente só conquistou 26% dos votos. Veja mais dados no gráfico abaixo.

Exemplo para o Brasil

O índice de mortes por Covid no Maranhão é igual ao da Alemanha e menor do que nos Estados Unidos e Reino Unido. No último sábado o governo do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PC do B), multou o presidente Bolsonaro por promover aglomerações e não usar máscara em locais públicos.

Perdido

Após ser confrontado pela população nas redes sociais e desmascarado em reportagens com dados que mostram que Ourinhos é uma tragédia no enfretamento da pandemia, o prefeito Lucas Pocay (PSD) desistiu de usar a palavra “referência” em discursos e propagandas. Agora o prefeito de Ourinhos diz que sua gestão é “moderna”, “eficiente” e “diferenciada”. O golpe tá aí…

Preguiça

A falta de compromisso da gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) com a prestação dos serviços públicos na cidade pode ser medida em um requerimento do vereador Cícero Investigador (Republicanos), que consta da pauta da sessão de hoje. Em 2017, quando ainda integrava a bancada governista, Cícero pediu a implantação de bueiros em uma rua com sérios problemas de drenagem, na vila Musa. A Prefeitura respondeu que iria fazer estudos para resolver o problema, mas a população está até hoje esperando.

Destaques da Pauta

As três proposituras selecionadas como destaques para a 16ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que aconteceu ontem, são dos vereadores Roberta Stopa (PT) e Guilherme Gonçalves (Podemos).

Jornal Biz – Portal de Conteúdo
  • Guilherme pede que a Prefeitura disponibilize atendimento de especialidades médicas nas UBS de Ourinhos.
  • Roberta pede informações sobre as frequentes queimadas realizadas no depósito municipal de galhadas.
  • Guilherme quer transparência da atual gestão quanto aos gastos milionários com  imprensa.

Charge da semana

“A gravidade da situação”, pelo artista Dodô Vieira.

Charge: Dodô Vieira – Facebook.com/dodovieira2

Frase da semana

Toda doença deve ser tratada precocemente“, Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, em depoimento à CPI Covid do Senado Federal. Mayra é conhecida no governo Bolsonaro como “Capitã Cloroquina”.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz