Autoridades enxergam possível “cenário de guerra” por coronavírus

Antigo Hospital de Saúde Mental de Ourinhos está sendo preparado para receber pacientes doentes por coronavírus.

O crescimento no número de casos e mortes por coronavírus no Brasil assusta a população, ao passo que o Governo Federal se mostra perdido e na contra mão das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Enquanto os principais líderes mundiais recomendam o isolamento social como forma de prevenir e diminuir o contágio pelo vírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saiu para passear no domingo de manhã e disse que pretende reabrir o comércio através de decreto.

___continua após publicidade___

JornalBiz.com (14)99888-6911

Apesar da dificuldade de se fazer uma projeção sobre o número de casos de coronavírus em Ourinhos e região, as Prefeituras se preparam para oferecer o maior número possível de leitos hospitalares. Segundo um funcionário do alto comando regional da saúde do governo do Estado, “mesmo tomando todos os cuidados, viveremos cenários de guerra”.

Quartos do Grande Hotel, localizado no centro de Ourinhos, serão transformados em hospital improvisado: 56 quartos/leitos.

Ontem, a Prefeitura de Ourinhos anunciou que o Idhal, antigo Hospital de Saúde Mental, está sendo preparado para oferecer 20 novos leitos. O Grande Hotel, localizado na rua Cardoso Ribeiro, será transformado em hospital improvisado: os 56 quartos serão utilizados por pacientes de média complexidade. O setor de UTI da Santa Casa de Ourinhos também “ganhou” 20 novos leitos, saltando dos atuais 29 para 49, todos equipados com respiradores.

Leitos de UTI na Santa Casa de Ourinhos passam de 29 para 49, e devem atender toda a região.

A Santa Casa de Ourinhos é o maior centro de atendimento de saúde da região, e já disponibiliza 75 leitos. Toda essa nova estrutura será montada com repasse de recursos de R$901 mil do governo do Estado, além de recursos próprios. Até o momento a Prefeitura não recebeu nenhuma verba dos governos estadual e federal, mas segundo o governador João Dória (PSDB) o repasse deve chegar aos cofres ourinhenses no próximo dia 3 de abril.

A Região de Saúde de Ourinhos concentra os municípios de Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Óleo, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo e Timburi.

Cuidados

A Prefeitura tem realizado diariamente a lavagem com água e cloro nos locais com grande circulação de pessoas, como as unidades de saúde, supermercados e delegacia. No final de semana a reportagem do Jornal Biz esteve em três supermercados – Avenida (rua Duque de Caxias), Maitan (vila São Luiz) e São Judas Tadeu (Tênis Clube) – para conferir se os estabelecimentos estavam cumprindo as normas determinadas pelo Governo do Estado e Prefeitura. Somente o mercado Avenida oferecia álcool em gel gratuitamente nas entradas e saídas do estabelecimento. Não havia controle de entrada de clientes em nenhum dos supermercados, e os carrinhos de compras não eram desinfetados após o uso, como tem acontecido em várias cidades.

Prefeitura lavou entradas e estacionamentos de supermercados, mas estabelecimentos não estão cumprindo normas do decreto estadual, como o simples oferecimento de álcool em gel nas entradas e saídas. | Imagem: Prefeitura de Ourinhos

Nos bancos o cuidado é zero: além de não oferecerem álcool em gel, os equipamentos (que necessitam de autenticação biométrica) não recebem higienização. Também não há funcionários para orientar sobre a distância de segurança entre as pessoas nas filas. As filas bancárias no início do mês de abril podem se tornar bombas biológicas do vírus.

Denúncia

Na noite de sexta-feira o Jornal Biz recebeu denúncia, com fotos, da realização de uma festa em uma “casa de piscina” na vila Nossa Senhora de Fátima, próximo à Indústria Marvi. Em contato com a Polícia Militar, a informação foi de que a responsabilidade por essa fiscalização seria da Prefeitura. A Prefeitura devolveu a função para a PM.

Mudança de posição

Após divulgar enquete, no último dia 27, pedindo opinião da população sobre a reabertura do comércio, o prefeito Lucas Pocay (PSD) intensificou a divulgação, em suas redes sociais, de postagens com conteúdo que orienta as pessoas a não saírem às ruas. No Facebook, Pocay compartilhou um vídeo onde vários líderes mundiais e autoridades da Saúde clamam pelo “Fiquem em casa”. O presidente brasileiro, que vai na contra mão de todo o mundo, não aparece no vídeo.

Segundo pesquisa da Agência Responsa divulgada hoje, nas periferias de São Paulo 96% acreditam que o isolamento social é eficaz para conter a propagação do vírus.

Último boletim divulgado pela Prefeitura informa 95 casos suspeitos.

Mortes

Até o momento Ourinhos tem duas mortes com suspeita de Coronavírus. A primeira ocorreu na sexta-feira, 27: um homem de 86 anos de idade, hipertenso, sem histórico de deslocamentos mas com sintomas compatíveis aos do vírus. A segunda morte aconteceu na tarde de ontem, 29. Um homem de 77 anos, morador da Cohab, também sem registro de viagens, estava em tratamento de câncer de próstata. Ambos os casos aguardam resultados laboratoriais encaminhados para a capital.

QUER ESTAR SEMPRE BEM INFORMADO? Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz