As imagens são de assustar: grande parte do lago da Fapi está tomado de terra. Até entulho é visto no meio do lago.
O problema não é novidade para quem freqüenta o local. No dia 2 de fevereiro de 2015 (foto abaixo), após chuva intensa durante a noite, o lago amanheceu completamente assoreado. Centenas de peixes morreram por falta de ar e durante dias o cheiro incomodou moradores da região.
No dia 17 de maio de 2015, após outra chuva forte, o cenário era ainda pior. Por falta de ação da Prefeitura, o mato já começava a tomar a maior parte do lago.
Em janeiro de 2016 a Prefeitura, então comandada pela ex-prefeita Belkis Fernandes (PMDB) realizou uma “maquiagem” no local. Uma escavadeira foi colocada no local, mas o serviço foi mal feito e o problema do assoreamento continuou.
Enquanto percorria as margens dos lagos, a reportagem do Jornal Biz presenciou pneus, garrafas e até um pedaço de escrivaninha dentro do lago. Verifica-se também que os pescadores não recolhem o próprio lixo, deixando latas, garrafas e sacolas plásticas no local.
Rosa Maria, moradora do Jardim Eldorado, pescava com a neta quando nos abordou. “O lago tá secando, tá morrendo. Até quando será que vai durar?”.