Após caso de dengue, Santa Cruz realiza mutirão de limpeza

Imagem: internet

Após confirmar um caso de dengue no bairro São José no dia 19 de janeiro, a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo se prepara para realizar, a partir de amanhã, um grande mutirão de limpeza para o combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A ação será realizada entre os dias 01 e 09 de fevereiro e tem como objetivo combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus.

Os caminhões de coleta passarão recolhendo todo o material inservível que a população colocar nas calçadas no dia anterior ou até as 8 da manhã do dia da coleta. Confira abaixo os dias em que os caminhões estarão no seu bairro.

A equipe de controle de vetores e os agentes comunitários de saúde também realizarão atividades educativas, com o objetivo de orientar a população sobre a importância da vistoria em seu domicilio uma vez por semana para eliminar os criadouros do mosquito.

Um pequeno copo plástico pode abrigar dezenas de larvas do mosquito. | Foto: Ministério da Saúde

A temporada de chuvas e altas temperaturas é o período mais favorável à proliferação do mosquito, o que aumenta consideravelmente o risco de a população contrair essas doenças.

As medidas preventivas ainda são a melhor maneira de se combater o Aedes Aegypti:

  • Não deixar água parada em vasos de plantas, pia, box ou banheira.
  • Examinar ralos, caixa d’água, calhas entupidas, pneus, baldes ou em qualquer outro recipiente que possa acumular água e servir de criadouro no mosquito.

    A água acumulada atrai a fêmea dos mosquitos que colocam seus ovos nas paredes dos recipientes. Quando em contato com a água, as larvas eclodem dos ovos e inicia-se o ciclo biológico do mosquito que no verão e mais rápido, geralmente uma semana entre o ovo e o mosquito adulto.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK