Abusos durante o Moto Fest acontecem por falta de regulamentação do uso da Fapi

Imagem: Youtube Mecanica do Grau no Motofest Ourinhos 2018

A realização do 21º Ourinhos Moto Fest, marcado para acontecer entre 6 e 8 de setembro, é motivo de polêmica novamente. O evento acontece no recinto da Fapi, e os moradores da região – que somam mais de 30 mil pessoas – reclamam de barulho intenso provocado pelas motos durante todo o dia e madrugada.  No ano passado a Câmara chegou a aprovar Requerimento dos vereadores Alexandre Zóio e Cícero Investigador, ambos do PRB, sugerindo a regulamentação de uso do local. Porém, até agora, nada foi feito.

Imagem: Moto fest Ourinhos Youtube

As reclamações vêm de muitos anos, mas ultimamente, com o uso das redes sociais, adquiriu um tom mais agressivo. Os moradores já protocolaram documentos com abaixo-assinado ao Promotor do Meio Ambiente, Promotoria Pública, Prefeitura e Câmara Municipal, solicitando providências. Com a eleição de vereadores que moram perto da Fapi, como é o caso do investigador Cícero Aquino e Sargento Sergio, a cobrança de uma postura por parte da Câmara tem sido mais incisiva.

___continua após publicidade___

Cinépolis | Ourinhos Plaza Shopping

O problema se arrasta | A reunião entre autoridades e o realizador do evento foi uma proposta do vereador Sargento Sérgio para a edição do ano passado. Na sessão da Câmara do dia 11 de setembro de 2017, após muita pressão popular e centenas de manifestações de moradores revoltados com o descaso da Prefeitura, alguns vereadores resolveram se pronunciar. Sargento Sérgio chegou a dizer que “ou o evento melhora ou acaba”, e disse que o Moto Fest é um “atentado ao direito ao descanso e uma falta de respeito com mais da metade da população de Ourinhos”. Cícero Investigador foi no mesmo tom, dizendo que o evento não é uma festa e sim uma “competição de quem perturba mais”. Vadinho (PSDB) informou que moradores de bairros do outro lado da cidade faziam vídeos, de madrugada, para mostrar o nível de barulho. Cido do Sindicato (PSD) disse que “quem passa perto do evento, acha que aquilo é lugar de louco”. Se em 2017 quatro vereadores se manifestaram sobre o evento, em 2018 apenas Sérgio tocou no assunto, cobrando explicações do organizador do Moto Fest.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Como no ano passado, o organizador do evento, Reinaldo Guaiquer, conhecido como Pica Pau, foi chamado para uma reunião onde as autoridades colocaram o problema provocado pelo barulho das motos e cobraram uma solução. Este ano o encontro aconteceu no último dia 22, na Câmara, com representantes das Polícias Civil e Militar, Prefeitura Municipal e Pica Pau. Porém, que ninguém se iluda: as autoridades exigem que não haja barulho, mas nada se resolve, já que o uso do espaço da Fapi não tem uma regulamentação específica até hoje.

Reunião aconteceu na Câmara e contou com a participação de representantes da Polícia, Prefeitura, Cãmara e o realizador do evento. | Foto: Câmara de Ourinhos

Prefeitura de braços cruzados | Em maio de 2018 os vereadores Alexandre Zóio e Cícero Investigador apresentaram o Requerimento nº 1465, sugerindo a regulamentação do espaço do Parque de Exposições Olavo Ferreira de Sá. O documento foi aprovado, e então encaminhado para a Prefeitura, que no dia 20 de junho respondeu que “está em estudo e confecção a regulamentação de uso e valores a serem pagos para a utilização dos mesmos”. Passados 14 meses, a Prefeitura continua estudando o assunto, sem apresentar uma solução. Vale ressaltar que, durante todo esse período, nem Sargento Sérgio, tampouco Zóio, cobraram resposta à propositura, que foi apresentada por eles devido a pressões populares.

A professora Neusa Fleury é moradora da região, e afirma que o uso de todo espaço público precisa ter regras. “A quem interessa essa baderna? Os eventos precisam ter horário para terminar, controle do ruído, em respeito às pessoas e aos animais. Os shows do Rock Rio Pardo, festival de rock em Santa Cruz, por exemplo, pouco passam da meia noite. É questão de respeitar ou não os moradores da cidade”.

Reinaldo Guaiquer, o Pica Pau, realiza o Moto Fest e também a Fapi. | Foto: Câmara de Ourinhos

Dentre os eventos que acontecem na Fapi, a Moto Fest é o que provoca mais questionamentos. Porém, a realização da Fapi em 11 dias também gera dificuldades para os moradores do entorno, já que os shows  costumam terminar durante a madrugada, e o volume do som pode ser ouvido em bairros muito distantes.  Com a implantação do condomínio Nova Alcântara, no final da avenida Jacinto Sá e quase em frente ao portão de entrada do recinto, a regulamentação de uso daquele espaço fica ainda mais urgente.

Confira abaixo outras reportagens do Jornal Biz sobre edições anteriores do Ourinhos Moto Fest:

Motofest: População se revolta com barulho e cobra vereadores

Big Brother Ourinhos, Motofest e devolução de taxa do Vive La Fête estão na Canetada da Semana

Cultura tem novo-velho secretário, Motofest e Eleições 2018 são alguns dos assuntos da Canetada

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz