A nova CANETADA 9.2.21

CANETADA edição nº 124

Mais do mesmo

O Legislativo ourinhense realizou ontem (8) a primeira sessão ordinária de 2021, e apesar da renovação nas cadeiras – 7 novos parlamentares – os principais assuntos da Pauta continuam os mesmos dos últimos quatro anos. Recapeamento ou tapa-buracos em ruas, troca de lâmpadas, medidas de trânsito e cuidados básicos de zeladoria totalizaram 236 das 317 indicações ao poder executivo.

Asfalto 100% ?

Das 317 indicações apresentadas pelos vereadores para a primeira sessão, 151 pedem recapeamento ou reperfilamento de ruas, e outras 16 querem apenas tapa-buracos.

___continua após publicidade___

Destaques da Pauta

Para dar visibilidade aos vereadores que saem da mesmice e propõem ideias que podem fazer realmente a diferença para uma Ourinhos melhor, o Jornal Biz inicia hoje a seleção de Destaques da Pauta. Toda semana, três proposituras serão “premiadas”. Confira abaixo:

#Canetada | Jornal Biz – Portal de Conteúdo

Tudo essencial

A Câmara de Ourinhos aprovou ontem projeto de lei de autoria do vereador Gil Carvalho (PL) que amplia consideravelmente as atividades econômicas consideradas como essenciais durante a pandemia. O comércio varejista, bares e restaurantes, salões de beleza, shoppings, buffets, clubes esportivos, escritórios, entre outros, foram incluídos na lista.

Tudo essencial II

A proposta é semelhante às já aprovadas em Marília e Bauru. Na noite de ontem (8) o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu os efeitos da lei municipal que redefiniu a lista de serviços e setores considerados essenciais em Bauru e promoveu a flexibilização da fase vermelha do Plano São Paulo. Com essa decisão, a lei aprovada pelos vereadores de Ourinhos pode “morrer na praia” antes mesmo de ser avaliada pelo prefeito Lucas Pocay (PSD). A Justiça diz que cabe ao governo do estado definir, por decreto, as atividades consideradas essenciais.

Tudo essencial III

O único voto contrário ao projeto foi da vereadora Roberta do Coletivo Enfrente (PT). O ex-presidente da Câmara Alexandre Florêncio Dias (PSD), que é enfermeiro, foi favorável.

___continua após publicidade___

Anuncie (14)99888-6911

Aqui não!

Na faixa laranja do Plano SP, Ourinhos retoma as principais atividades econômicas. No entanto, as principais praças públicas de Ourinhos e o lago da Fapi continuam fechados. Nas quadras esportivas a céu aberto, como a da vila Kennedy, a prática de esportes continua proibida, mas as academias podem funcionar. Faz sentido?

Oh, glória!

Os vereadores também aprovaram requerimento de urgência para proposta da vereadora Raquel Spada (PSD) que permite a realização parcial de cultos e missas na cidade. A argumentação de Spada foi de que o presidente Bolsonaro (sem partido) incluiu por meio de Decreto as atividades religiosas como essenciais. Roberta do Enfrente, novamente, foi a única que discordou. “Acreditamos na ciência e nossa luta é por vacina para todos”, disse a voz do Coletivo Enfrente na Câmara.

___continua após publicidade___

Novo museu

Raquel Spada também solicitou que a Prefeitura crie o “Museu da Água”, na Estação de Tratamento de Água da Vila Brasil. Toda iniciativa que visa a preservação da memória e resgate histórico na cidade é louvável, mas a proposta de Raquel, em uma cidade cercada por três rios, onde falta água, foi motivo de piadas nos bastidores da Câmara.

Sem trégua

Mesmo com a ampliação no número de leitos de UTI para Covid19 na Santa Casa de Ourinhos- de 10 para 15 – a taxa de ocupação não cai. A cidade começou a semana, mais uma vez, com 100% das UTI’s ocupadas.

___continua após publicidade___

Cultura

Roberta do Coletivo Enfrente apresentou Requerimento de Informações solicitando que a Prefeitura divulgue os nomes dos artistas contemplados em projetos da Lei Aldir Blanc, que o Diário Oficial não informou. “Recebemos denúncia de que um dos projetos foi apresentado por funcionário público, e a lei não permite que eles participem dos editais”, esclareceu Roberta, que ressaltou a importância de que todos saibam, também, quem são as pessoas que fazem cultura na cidade.

Baixaria virtual na mira da Polícia

A prefeita de Pederneiras, Ivana Camarinha (PV), registrou queixa por injúria qualificada, difamação e injúria contra um internauta que a chamou de “monoteta” em uma rede social. Ivana, de 54 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em 2002, e após tratamento com quimioterapia e radioterapia, teve a mama direita retirada, com os nódulos. “É uma agressão contra as mulheres, contra os doentes, contra as deficiências em geral. Na política escuto todo tipo de ofensas, mas essa extrapolou todos os limites de maneira violenta. Confesso que me choquei quando vi, mas não quero me deixar abater”, disse a prefeita.

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

Frase da semana

“Foi um processo muito feio do [ACM] Neto e do [governador de Goiás, Ronaldo] Caiado. Ficar contra é legítimo, falar uma coisa e fazer outra, não. Falta caráter”. Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, sobre as traições que teria sofrido por ações de membros do próprio partido, o DEM.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz