
CANETADA nº 157 – 2 de junho de 2025
por Bernardo Fellipe Seixas
Nesta edição: PMO x Rumo, FAPI sem licitação, QR Code chinês e até loteria municipal entra em pauta. Promessas eleitorais esquecidas, Câmara ficando silenciosa e emendas para Santa Casa de Ourinhos e vários outros assuntos. Segue a leitura — e segura o estômago.
Andou
A Prefeitura de Ourinhos anunciou que está em tratativas com a Rumo Logística sobre as passagens de nível da cidade. Após denúncia do Jornal Biz em março de 2024, a empresa acionou judicialmente o município exigindo o fechamento de acessos abertos sem autorização. Na semana passada, uma comitiva da Prefeitura foi até Brasília, na sede da ANTT, e apresentou um levantamento técnico sobre os impactos da linha férrea na mobilidade urbana. A Rumo não possui projeto de reativação da ferrovia, e o governo municipal quer não só regularizar os acessos existentes, mas abrir novos, com respaldo legal, para melhorar a fluidez do trânsito.

Nós avisamos
Como antecipado na Canetada 154, em 29 de abril, a FAPI ficou sob responsabilidade da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), mas quem está na dianteira da organização é Neno Batista, histórico colaborador do deputado federal Capitão Augusto (PL). Em foto (acima) divulgada pela ACE, em 23 de maio, aparecem o presidente Robson Martuchi, o vice-prefeito Alexandre Zóio (PL) e Neno tratando sobre a Fapi.
Palavras vazias
Quem lembra do vereador Guilherme Gonçalves criticando compras sem licitação? Pois é. Hoje, prefeito, virou fã do atalho. Praticamente todos os serviços da FAPI estão sendo contratados com dispensa de licitação — de materiais de construção e fios elétricos à locação de banheiros químicos.
De volta para o futuro
Uma empresa atua na FAPI, desde a semana passada, montando estruturas de cobertura e tendas. O fato é, no mínimo curioso, já que a licitação para o serviço vai acontecer apenas na próxima quinta-feira (5). Será que alguém viajou no tempo e avisou o dono da empresa?

História
Já que o tema é FAPI, clique aqui e relembre o passado glorioso da feira com o episódio especial da série “100 Anos Ourinhos”.

Negócios da China?
O ex-prefeito Lucas Pocay (PSD) esteve na China e visitou a MoSeeker, empresa de tecnologia especializada em serviços de recursos humanos com inteligência artificial. Em vídeo, disse que lá o processo seletivo é feito por robôs, com entrevistas iniciadas por QR Code. Se esse sistema chegasse à Prefeitura de Ourinhos, levaria só um ano para processar os cargos comissionados e funções de confiança — e mais quase outro para checar as terceirizadas.

OurinhosBet: vale a fé?
Sim, é isso mesmo: o prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) quer apostar na sorte — literalmente. Mandou à Câmara projeto para criar uma loteria municipal. A justificativa? Arrumar um trocado extra pro cofre da Prefeitura. Já dá até pra imaginar o marketing: o prefeito de terno erguendo aos céus um bilhete premiado. Com sorte, sai até raspadinha com o rosto do vereador.
Desrespeito
O contrato milionário da Prefeitura com a Abedesc permanece sem transparência. São mais de 400 funcionários terceirizados, segundo informações dos bastidores. Mesmo com concurso aprovado para farmacêuticos, a Prefeitura prefere contratar esses profissionais pela entidade. Na campanha eleitoral, Guilherme prometeu realizar concursos e valorizar os servidores de carreira. Na prática, terceiriza até banheiro químico e cafezinho.
Nova nomeação pra coleção
E o Marião, figurinha carimbada que atravessa gestões como se fosse item de patrimônio público, beliscou um FC-2 novinho. A rádio-corredor garante que não foi o vereador Wesley quem fez a indicação.
Grávidas
A Secretaria de Saúde realizou o 1º Encontro de Gestantes na quinta (29), às 19h. O evento tratou de saúde mental e odontologia no pré-natal. Apesar da importância, a divulgação oficial só ocorreu cinco horas antes. Um aviso mais cedo ajudaria no planejamento das futuras mães.
- ERRAMOS: Diferente do que publicamos, a Secretaria de Comunicação divulgou o 1º Encontro de Gestantes no dia 8 de maio, via grupo de WhatsApp da imprensa e em seu perfil no Instagram. O 2º Encontro acontece no dia 5, às 19h, no Postão.
Dinheiro pra Saúde
O ex-vereador Toninho do PT anunciou R$ 2 milhões em emendas dos deputados Enio e Nilto Tatto. Os recursos vão para a Santa Casa de Ourinhos, com foco em cirurgias eletivas e compra de materiais.
Desmonte
Usuários reclamam da instabilidade do sistema Poupatempo em todo o estado. Segundo servidores da unidade ourinhense, ouvidos pelo Jornal Biz sob anonimato, não é falha técnica, mas sim o prenúncio de privatização promovida pelo governador Tarcísio de Freitas. Prepare o bolso.
É nóis!
A Câmara de Canitar deve votar, nas próximas sessões, projetos da Mesa Diretora que instituem 13º salário e férias remuneradas para vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários. Mais uma proposta da classe política na luta incansável… por seus próprios benefícios.
Engajamento
Em Santa Cruz do Rio Pardo, o presidente da Câmara Municipal, Juninho Souza (União Brasil), quer alterar o Regimento Interno para ampliar o tempo de debate sobre proposituras, principalmente requerimentos. A proposta, que ainda não foi oficializada, prevê o tempo de dois minutos para que o vereador comente a resposta recebida da Prefeitura. Os demais vereadores também poderiam se manifestar sobre o tema, com limite de um minuto. Juninho também pretende antecipar o início das sessões das 19h para as 17h.
FRASE DA SEMANA
“Deus deixou o sertão sem água porque ele sabia que eu ia ser presidente da República e que eu ia trazer água para cá”. (Lula, presidente da República, em mais uma frase infeliz).
Reconhecimento
A Câmara de Ourinhos homenageia na próxima sexta-feira (6) o juiz federal Mauro Spalding, que atuou na Justiça Federal de Ourinhos por mais de 10 anos. A solenidade de entrega do título de Cidadão Ourinhense acontecerá no plenário, com início às 19h e é aberta ao público.
CHARGE DA SEMANA

Calmaria
Depois da aprovação do empréstimo de R$140 milhões, a Câmara de Ourinhos virou um aquário: água parada, peixe manso e silêncio.
DE OLHO NA CÂMARA
CHAMA TODO MUNDO: Sargento Sérgio (MDB) quer reunião ampla pra discutir a situação dos moradores de rua. Começar ouvindo quem vive na rua já seria um bom começo.
ABRE A BOCA, E OS OLHOS: Raquel Spada (PSD) quer garantir a carga horária mínima dos dentistas. Vadinho (Podemos) quer saber onde atuam, quantos são e quem ainda tá esperando atendimento.
ÓI O TREM!: Cícero Investigador (Republicanos) cobra informações sobre revitalização da ponte da SP-278, sobre o Rio Paranapanema. O vereador tem fotos para mostrar a necessidade urgente de restauração da “ponte velha”.
ORGANIZANDO: Kita (MDB) quer saber se a Prefeitura tem plano contra dengue e carrapato no frio. Com 5.326 casos e 11 mortes, já passou da hora.
- Quer ver os conteúdos do Jornal Biz em primeira mão? Clique aqui e entre para o nosso grupo no WhatsApp.
Confira as CANETADAS anteriores: 151, 152, 153, 154, 155, 156.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz