Canetada nº 151: Bola na cesta, água no ralo e politica no ar

Bernardo Fellipe Seixas é fundador do Jornal Biz e responsável pela Canetada.

CANETADA nº 151 – 7 de abril de 2025

por Bernardo Fellipe Seixas

Elas voltaram!

O basquete feminino de Ourinhos retornou à Liga de Basquete Feminino (LBF) como um time que joga com alma, raça e técnica. São cinco jogos, quatro vitórias, e evolução nítida em quadra. A única derrota foi para o atual campeão, Sesi Araraquara, e por placar apertado. Hoje, às 19h30, no Monstrinho, tem pedreira: Ourinhos enfrenta o Sampaio Basquete, vice-campeão de 2024. Quem é da cidade e tem memória sabe o que esse time representa. Vai, Ourinhos!




Cultura em movimento

Ourinhos vai receber do Governo Federal, em definitivo, a posse da área ao lado da Secretaria Municipal de Cultura, na avenida Rodrigues Alves. O prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) anunciou a criação de um novo Complexo Cultural no local. Em troca, a cidade terá de restaurar o prédio histórico onde funciona a Secretaria, o único tombado como patrimônio histórico do município. O processo de tombamento foi conduzido entre 2008 e 2010, por iniciativa da então secretária Neusa Fleury Moraes, durante o governo Toshio Misato.

Ipês e memória

No dia 28 de março, o jardim da Secretaria de Cultura abrigou uma singela e justa homenagem à ex-secretária Neusa Fleury, falecida em 18 de março. Familiares, amigos, colegas de trabalho e servidores da pasta participaram do plantio de dois ipês brancos como símbolo do legado da mulher que revolucionou a cena cultural ourinhense. Em um rápido discurso após o plantio das árvores, o atual secretário, Jeferson Bento, lembrou que chegou a Ourinhos pelas mãos de Neusa, há quase duas décadas.

Sem água — e sem paciência

A Ourinhos Saneamento inicia nesta segunda-feira (7) o corte no fornecimento de água por inadimplência. O prazo entre a geração da conta, o não pagamento, o aviso e o corte gira em torno de 30 dias. O Jornal Biz já recebeu mais de uma dezena de reclamações sobre contas com valores considerados abusivos. Se as autoridades não agirem com urgência, a cidade corre o risco de enfrentar uma onda de exclusão hídrica. E com água não se brinca.

Publicidade disfarçada?

Em vez de resolver os problemas que geram as críticas, a Ourinhos Saneamento parece preferir silenciá-las. A empresa distribui releases e comunicados “bonitinhos” para sites, jornais e rádios da cidade — todos idênticos, padronizados. Se há, também, partilha de dinheiro, ainda não se pode provar, mas o tom chapa-branca lembra os tempos em que o ex-prefeito Lucas Pocay (2017-2024) contava com uma imprensa de estimação para embalar sua gestão, mesmo quando ela tropeçava feio.

Grupo de WhatsApp em erupção

Na última sexta-feira, num grupo de WhatsApp conhecido por reunir agentes políticos locais, um ex-cargo comissionado da Prefeitura provocou, sem cerimônia: “A turma 55 é que ta fazendo a coisa anda na prefeitura” (sic). Um ex-colega de trabalho reagiu rápido: “Só se for andar de velotrol naquele circo! tá brincando????”. O grupo explodiu em gargalhadas e emojis. Tem gente confundindo gestão pública com stand-up.

Continuidade?

A lista de ex-integrantes da gestão Lucas Pocay no Governo Guilherme Gonçalves aumenta a cada mês. Além dos secretários Danilo (Esportes) e Carolina (Comunicação), Abel Fiel, Bruno Herculano, Hamilton Azevedo, Renata Motta e Marcos Marcelino, entre outros, já foram nomeados em cargos de comissão na atual administração.




Fiscalização com atraso de 2 meses

Só no Dia da Mentira (1º de abril) a Prefeitura resolveu cobrar a ARVAP pela fiscalização da Ourinhos Saneamento. Dois meses antes, em 5 de fevereiro, o Jornal Biz já havia denunciado a ausência dessa fiscalização — mesmo com o repasse mensal de quase R$ 100 mil dos cofres públicos à agência sediada em Assis. A ARVAP é quem deveria zelar pela qualidade dos serviços de água prestados em Ourinhos. Deveria.

Confira a exposição!

Eleições 2026: peças no tabuleiro

Faltando um ano do prazo para registro das candidaturas às eleições gerais, o xadrez político já se movimenta. O ex-prefeito Lucas Pocay (PSD) será candidato em 2026 — falta apenas definir o alvo: Assembleia Legislativa ou Câmara Federal. A aposta é que ele tente repetir o feito do pai, Claury Alves da Silva, eleito deputado estadual em 1998.

Cálculos de bastidor

O vice-prefeito Alexandre Zóio (PL) é um dos nomes cotados pelo grupo governista para disputar uma vaga nas eleições de 2026. Caso isso se confirme, ele terá que se licenciar da vice-prefeitura até 2 de abril do ano da eleição. Dessa data até as eleições, em caso de afastamento do prefeito Guilherme, quem assumiria a prefeitura seria o presidente da Câmara Municipal, vereador Cícero Investigador (Republicanos). O tabuleiro está montado — resta saber quem moverá as peças com mais astúcia.

CHARGE DA SEMANA

Charge de Toni D’Agostinho.

Férias e 13º para políticos?

A Câmara Municipal de Canitar vai votar dois projetos que beneficiam diretamente os próprios políticos locais: a criação de 13º salário e férias remuneradas para vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito. A Comissão Provisória do Solidariedade calcula que a medida aumentaria os gastos públicos em R$ 150 mil por ano. O partido orienta voto contrário, argumentando que a Câmara realiza apenas duas sessões mensais, e que os vereadores não se dedicam exclusivamente ao cargo.

DE OLHO NA CÂMARA!

Parada obrigatória

Há anos, os vereadores ourinhenses disputam quem mais propõe requerimentos sobre trânsito: é lombada aqui, faixa de pedestre ali, sinalização de “PARE” acolá. A pauta da Câmara vive recheada de pedidos sobre mudanças viárias. A cidade até tem uma Secretaria de Mobilidade Urbana, mas, pelo visto, os parlamentares não estão nem um pouco satisfeitos com o desempenho dela. Ou andam muito de carro.

Dúvida na água

Cícero Investigador (Republicanos) pede que a Prefeitura realize exames para avaliar a qualidade da água do lago da FAPI. O local é frequentado por pescadores durante todo o ano, mesmo sem qualquer informação sobre possíveis riscos sobre a ingestão de peixes do local. Antigamente havia placas alertando sobre caramujos e esquistossomose. Hoje, ninguém sabe o que está de fato ali. E vale lembrar: diariamente, caminhões-pipa da Prefeitura retiram água da FAPI para lavar ruas e molhar áreas verdes. Sem saber o que estão espalhando pela cidade.

Que fedor!

Wesley Carlos (Republicanos) denuncia vazamento de esgoto na rua Servidora Ester Serrano da Silva, no Jardim Anchieta, perto do Rio Pardo. O requerimento nº 595 escancara a incompetência da Ourinhos Saneamento em lidar com problemas urgentes do povo ourinhense.

  • Quer ver os conteúdos do Jornal Biz em primeira mão? Clique aqui e entre para o nosso grupo no WhatsApp.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube