Laércio e seu bar de fãs

0
525
Laércio, um palmeirense democrático.

Desde 2006, às segundas-feiras, um grupo de amigos se reúne na hora do almoço. O propósito é matar a fome, bater papo, jogar truco e dominó. O cardápio é decidido no dia anterior, no Laércio’s Bar, na vila Margarida. Feijão gordo e polenta são as especialidades de Branco, Pisca e Móia, os cozinheiros oficiais da turma…

Esse é apenas o início de uma das histórias que poderia ser detalhadamente contada e que tem como tema o cenário do bar do Laércio. Apesar de ser “novo” no bairro, 21 anos, o estabelecimento é uma referência, um dos mais tradicionais de Ourinhos.

LAÉRCIO’S BAR, desde 1997

Proprietário: Laércio Porfírio

O primeiro bar do Laércio ficava na rua Cristóvão Colombo, 607, pertinho do Bar do Joel. “É bastante tempo cultivando amizades, não é? Acho que 80% dos meus clientes atuais vem desde aquela época. Infelizmente muitos já se foram”, diz o dono, triste, mostrando na parede um aviso para a missa de 7º dia de Henrique Ferreira Santos, seu amigo de várias décadas.

Nota de falecimento de amigo, aviso de prato da semana, cartaz de humor: tudo nas paredes do Bar do Laércio.

Além de ser ponto de encontro de amigos, é fácil ficar fã do cardápio de deliciosos pratos e assados feitos pela dona Lúcia, esposa de Laércio. Mocotó, dobradinha, espetinhos, joelho de porco, costela, fraldinha, conservas, frango assado. Impossível resistir a tantas as opções.

Assados da dona Lúcia fazem sucesso nas manhãs de domingo.

Afonso e Laércio

O advogado Afonso Celso de Paula Lima é cliente há seis anos. “O seu Laércio e dona Lúcia são muito queridos. O atendimento é singular, tem um aperitivo diferente e a cerveja está sempre gelada. Venho todo final de semana”.

Bar já recebeu várias homenagens da Câmara Municipal.

Além de várias homenagens dadas pela Câmara Municipal, Laércio também coleciona máquinas de escrever, quadros, antiguidades em geral e fotos – muitas fotos. É só mencionar algum local ou fato da história de Ourinhos e ele sai rapidamente, vai até sua casa que é vizinha ao bar, e volta com uma caixa de fotos, a maioria em preto e branco. “Até hoje mantenho atualizado o painel de fotos dos clientes. Para imprimir não é tão caro como antigamente, e o pessoal gosta. Tenho muitas fotos do passado, de coisas que nem existem mais, mas estão na memória das pessoas “.

Laércio (primeiro à esquerda) e amigos em frente ao Mercadão Municipal, década de 1970.

Bom atendimento é a marca de vários bares da cidade, e não é à toa que muitos dos fregueses do Laércio se dizem fãs, e até escolhem o bar para a comemoração de aniversário.

Na foto superior, comemoração de aniversariantes no início dos anos 2000. Logo abaixo, Laércio mostra lista do mês de agosto.

Olho B: as democráticas paredes do bar exibem pôsteres de todos os grandes times de São Paulo.

Laércio é palmeirense, mas as paredes tem pôsteres de Santos, Corinthians, São Paulo…

Roteiro Biz

Onde: Rua 3 de Maio, 944, vila Margarida. Veja como chegar.

Horário de atendimento: das 9h às 13h e das 16h em diante.

Veja outras edições do Roteiro Biz e conheça mais bares tradicionais de Ourinhos.

Curta o Jornal Biz no Facebook

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here