Vereador Furna retira documento de própria autoria que admite falta de vagas em creches em Ourinhos

Foto: Patrícia Cruz/ Agência Senado

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter




por Bernardo Fellipe Seixas

Apesar das promessas em época de eleição, Lucas Pocay não inaugurou uma única creche. Parceria com escolas privadas pode ser início da privatização na educação pública municipal

Seria chegada a hora, finalmente, de um vereador da base governista admitir que faltam vagas nas creches da cidade, fato que as famílias que têm crianças pequenas e cujas mães precisam sair para trabalhar sabem há muitos anos. No entanto o requerimento 1.747/21, do vereador Fernando Rosini (Furna Beco da Bola), aliado do prefeito Lucas Pocay (PSD), foi retirado, a pedido do autor, da pauta na sessão realizada na noite desta quarta-feira. O documento pedia informações junto à Secretaria Municipal de Educação quanto à possibilidade de se firmar parcerias com creches privadas, “tendo em vista o déficit de vagas nas creches municipais”.

Apesar das promessas eleitoreiras em 2016 e 2020, Lucas Pocay chega ao final de seu 5º ano de governo sem inaugurar uma única creche na cidade. A justificativa apresentada pelo vereador no Requerimento revela uma informação guardada a sete chaves, apesar do prefeito viver falando em “transparência” nas informações: Afinal, qual o deficit de vagas em creches em Ourinhos?




Nos últimos anos, para conseguir uma vaga em creche, as famílias comumente recorrem a vereadores, numa clara barganha eleitoreira daquilo que deveria ser direito e política pública para amparar famílias e crianças da cidade.

Em 31 de maio de 2019 o prefeito anunciou com alarde a criação da “Creche dos Comerciários”, em prédio da antiga estação ferroviária, no centro da cidade. O local fica ao lado do pátio de manobras de trens, e é inadequado para o funcionamento de uma escola, principalmente como abrigo para crianças pequenas. Passados mais de dois anos do anúncio oficial de Pocay, vê-se que tudo não passou de mais uma lorota.

Prefeito Lucas Pocay promete “Creche dos Comerciários”, em maio de 2019 | Imagem: Reprodução Facebook

Seguindo o velho ditado que diz que “o gato subiu no telhado”, no dia 27 de janeiro a Prefeitura Municipal, em seu perfil nas redes sociais, anunciou que “estudava parceria com rede privada”. Era a senha dada que, passados alguns meses, resultou no requerimento do vereador Furna, que pode garantir o aval da Câmara para o início da “privatização” da educação infantil na cidade.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Ocorre que as creches municipais sempre foram bem avaliadas pela população. As famílias confiam nos funcionários e as crianças são bem cuidadas. Muitas gerações de ourinhenses cresceram sob o amparo das creches municipais, que sempre prestaram bom serviço.

Como a Câmara Municipal geralmente não se presta para discutir as propostas enviada pelo Prefeito, limitando-se a aprovar de olhos fechados, agora resta saber qual será o critério utilizado para a escolha das possíveis escolas particulares parceiras, e qual a justificativa do prefeito Lucas Pocay por não investir em creches municipais e realizar concurso público para a seleção de professores e funcionários.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz