Sob pressão, Dória volta atrás e diz que vai manter Projeto Guri

Projeto Guri. | Foto: Secretaria de Estado da Cultura SP

Governador João Dória (PSDB) anunciou no final de semana um corte de recursos e fechamento de unidades do Projeto Guri por falta de verbas. Nesta segunda-feira, no entanto, o Governo do Estado voltou atrás afirmando que não haverá demissões.

Anuncie (14)99888-6911

No sábado, professores, alunos e prefeitos de diversas cidades foram pegos de surpresa com a informação de que o governador João Dória (PSDB) iria fechar unidades do projeto cultural devido à falta de verbas. Com o anúncio, uma grande mobilização tomou conta das redes sociais. O Jornal Biz noticiou o caso na manhã de sábado.

Diante dos protestos, o governo diz que não irá mais encerrar o projeto, mas que precisará fazer alguns ajustes de gastos. Em todo o Estado funcionam 400 polos do Projeto Guri, oferecendo aulas de canto, música e outras atividades para 50 mil crianças e adolescentes.

Protestos em todo o estado fizeram o governador Dória recuar da decisão de fechar polos do Projeto Guri. | Foto: Matheus Cardoso

Na semana passada, professores e funcionários das unidades das regiões de Presidente Prudente, Araraquara, Campinas, São Carlos e Itapetininga receberam aviso prévio e o comunicado de que as atividades seriam encerradas. Na região, a unidade de Palmital estava entre as que seriam desativadas.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

A Organização Social Associação Amigos do Guri, que administra o projeto no interior e litoral, não informou quantas unidades serão fechadas, mas confirmou o aviso prévio a parte de funcionários.

O Projeto Guri é o maior projeto sociocultural brasileiro, e desde seu início, em 1995, já atendeu mais de 770 mil jovens em todo o estado. Em Ourinhos o projeto funciona desde o ano 2006, oferecendo emprego para músicos e oportunidades para centenas de crianças e adolescentes. Na região, o projeto também tem unidades em Santa Cruz do Rio Pardo, Ibirarema, Ribeirão do Sul e Salto Grande.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz