Silo conhecido como “pendrive gigante” deverá ser demolido

"Pendrive" sendo construído, na década de 1940. | Foto: autor desconhecido

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

Antigos depósitos de grãos espalhados pela cidade têm história atrelada à ferrovia

Nosso pendrive está com os dias contados. A demolição da construção conhecida pelos ourinhenses como o “maior pendrive do mundo” é tida como certa, já que no terreno onde o silo foi erguido, em frente ao Plaza Shopping, está sendo construído um novo supermercado.

Grupo Muffato vai demolir “pendrive” e construir supermercado no local.

O silo foi construído nos anos 1940, em uma época em que Ourinhos era grande produtora de grãos como café, milho e algodão. Como não havia estradas, o transporte era sempre feito pela ferrovia até os portos (Para se ter uma ideia, em 1910 a cidade plantou um milhão de pés de café).

“Pendrive” sendo construído, na década de 1940, e foto atual. | Fotos: redes sociais

A ferroviária aposentada Angelina Rossignoli, em entrevista realizada em 2010 para o projeto “Arquivo de lembranças”, recorda: “Naquele tempo eles despachavam muito café, madeira, como tinha produto pra embarcar! Eu trabalhava na Rede Viação Paraná Santa Catarina, e obedecia o critério que a empresa adotava, que era por ordem de chegada. Quem chegasse primeiro pegava o vagão, poderia transportar a carga. Faltava muito vagão, era muita mercadoria”.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Como não havia vagões suficientes para transportar a produção abundante,  os agricultores precisavam armazenar a colheita por algum tempo, enquanto esperavam a possibilidade de vaga no trem.

Para atender essa necessidade, foram construídos diversos depósitos ao longo da ferrovia, que eram alugados pelos produtores que aguardavam a liberação de vagões para transporte. O prédio onde hoje funciona o Mercadão é um deles. A loja Construcasa, na rua Duque de Caxias, também já foi um grande depósito de cereais, além de outros espalhados pela cidade.

O silo da rua Cardoso Ribeiro foi utilizado para armazenar grãos por diversas empresas que funcionaram no local, estrategicamente ao lado da ferrovia. Primeiramente pela Cargill Agrícola e Comercial, até meados dos anos 50. Depois foi utilizado pela empresa Neva e finalmente pela Cooperativa Agrícola do Norte do Paraná. Desde os anos 90, estava esquecido e abandonado, reinando solitário depois que, em 2007, todo o prédio da antiga fábrica Sanbra, localizado em frente, foi demolido.

___continua após publicidade___

Entregas em Ourinhos e região. Faça sua encomenda.

Ninguém se importava muito com aquela construção estranha no meio da cidade, até que alguém enxergou ali um pendrive gigante, e o fato virou um meme nas redes sociais. De alguma forma a velha construção caiu no gosto dos ourinhenses, especialmente dos mais jovens, que veem ali uma representação da identidade da cidade.

A área onde está o silo é particular, e não passou por processo de tombamento.Portanto, são poucas as chances da construção ser preservada, apesar da importância afetiva para a geração que carinhosamente a apelidou de “maior pendrive do mundo”.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz