Senac Ourinhos incentiva a inserção e a permanência do jovem aprendiz no mundo do trabalho 

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



Texto: Assessoria Senac Ourinhos

Por meio do Programa Senac de Aprendizagem, todas as opções de cursos oferecidas pela instituição preparam os estudantes para o mercado com formação profissional, técnica e cidadã

Estão abertas as inscrições para o Programa Senac de Aprendizagem, voltado para jovens com idade mínima de 14 anos que desejam acesso ao mercado de trabalho.  A iniciativa é gratuita às empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

O programa tem como pilares a transparência, inclusão social, excelência e inovação, estimulando a atitude empreendedora dos participantes por meio de uma educação voltada para a autonomia e desenvolvimento sustentável. De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em agosto deste ano, os jovens seguem sendo os mais atingidos pela falta de acesso ao mercado de trabalho.

Anuncie no Biz (14) 99888-6911

Em particular no Estado de São Paulo, a falta de oportunidades para quem tem de 18 a 24 anos é maior que o dobro entre as outras faixas etárias – 18% ante os 7,6% de 25 a 39 anos, 6,4% dos 40 aos 59 anos, e 4% acima de 60 anos – também de acordo com o mesmo Instituto. 

 

Emerson Mello Dos Santos, gerente do Senac Ourinhos, reforça que a relação estabelecida entre o Senac e as empresas para a formação de pessoas é de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade. “Ao fazer parte do programa, os empregadores, além de cumprirem a legislação como contratantes de aprendizes, assumem o papel de parceiros da ação educativa, atuando no processo de transformação desses jovens a partir do momento que criam oportunidades de ingresso e permanência no mercado de trabalho”, pontua.

 




Organizações interessadas devem procurar o Senac. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa e Senac. Várias empresas oferecem vagas para aprendizes na área exclusiva do site do Senac. “A empresa interessada, acessa o Portal Senac para consultar os cursos de aprendizagem disponíveis e unidades ofertantes. Na sequência, entra em contato com a unidade escolar do seu interesse para realizar a reserva de vagas”, explica Emerson.

Senac de Ourinhos foi inaugurado no final de março

Os cursos de aprendizagem são 100% gratuitos para as empresas comerciárias contribuintes do Senac, mediante apresentação da DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais – que consta de forma detalhada a contribuição para o Senac. “Esse documento deve ser atualizado após 12 meses da última entrega, considerando novas matrículas”, esclarece o gerente da unidade.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Oportunidade única de acesso ao mercado de trabalho

Já o jovem interessado, precisa acessar o link, criar um login, clicar em “Oportunidades Externas” e, em seguida, em “Vagas de Jovem Aprendiz”.  Para ter acesso, é imprescindível que o jovem seja contratado como aprendiz por uma empresa, estar cursando ou concluído o ensino médio, além de ter a idade compatível a cada curso. Não há limite máximo de idade se o candidato possuir algum tipo de deficiência. “Podem participar jovens de 14 a 24 anos incompletos, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e encontrar uma empresa que esteja contratando aprendizes. Não há limite máximo de idade, se você possuir algum tipo de deficiência”, frisa Emerson 

 

Para mais informações, basta acessar a página do programa dentro do portal da instituição. “O aluno qualificado nos cursos do Programa Senac de Aprendizagem, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, destaca-se também pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, específicas do programa. Essas marcas reforçam o compromisso do Senac com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania”, finaliza o gerente.

  • Senac Ourinhos: Rua Duque de Caxias, 679 – Vila Recreio, Ourinhos/SP

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.