Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz
Ranking nacional é produzido pelo Instituto Longevidade, e avalia dados econômicos, socioambientais e de Saúde
Santa Cruz do Rio Pardo está entre as cidades de médio porte mais bem avaliadas do país para se envelhecer. A informação tem como base o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), produzido pelo Instituto Longevidade e divulgado no último final de semana.
O IDL analisa a qualidade de vida, disponibilidade de serviços e infraestrutura para pessoas acima dos 60 anos de idade, com base em dados do IBGE, DataSus, TSE, INSS, Siconfi/STN, Anatel, INEP e Portal da Transparência. A dimensão dos dados foi estabelecida com peso proporcional: Econômico 35%, Saúde 35%, Socioambientais 30%.
Santa Cruz está na 38ª posição dentre os 674 municípios avaliados com população de 34.850 a 99.999 habitantes. Nessa compilação, São Lourenço (MG) ficou em primeiro lugar, seguida de Gramado (RS), São Miguel do Oeste (SC), Adamantina (SP) e Concórdia (SC).
Dentre os indicadores avaliados (Econômicos, Socioambientais e Saúde), Santa Cruz obteve o melhor resultado em Saúde, com 67,94 pontos. Foram analisados a quantidade de estabelecimentos e profissionais de saúde atuantes na cidade, cobertura vacinal, número de procedimentos ambulatoriais e hospitalares e óbitos por doenças infecciosas e parasitárias, entre outros dados. Dentre esses quesitos, a pior pontuação foi quanto à cobertura vacinal, com apenas 50,71 de um total de 100. Ourinhos somou ainda menos pontos: 40,15.
RANKIND IDL
O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) é produzido a partir de dados econômicos, socioambientais e de Saúde coletados de fontes oficiais relacionados à população com mais de 60 anos, conhecida como ‘melhor idade’. Os dados coletados são avaliados e classificados de 10 a 100. Confira abaixo dados detalhados de Santa Cruz do Rio Pardo:
Longevidade: Ourinhos fracassa em índice que analisa políticas para idosos
Clique aqui para ler mais notícias da região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz