Por quê 6 de agosto é feriado em Ourinhos? Conheça a história do santo padroeiro da cidade

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz

O dia 6 de agosto é feriado municipal em Ourinhos, dia de São Bom Jesus, o padroeiro da cidade que também dá nome à Catedral. Padroeiro é aquele que protege, ampara e defende, e a homenagem tem origem na igreja católica. A primeira igreja matriz de Ourinhos, que ficava na Praça Mello Peixoto, no lugar onde hoje está localizado o prédio da Telefônica, já tinha o nome de Matriz de São Bom Jesus. Segundo o censo de 2010, a população católica ourinhense soma 69.620 pessoas.

Essa devoção veio de Portugal, e existem registros a partir do século XVII, quando começaram a se formar os primeiros lugarejos no Brasil. Outros países que também foram colonizados por portugueses também mantém a tradição. Na verdade a veneração é à imagem de Jesus Cristo, em diferentes fases da Paixão.

“A transfiguração do Nosso Senhor”, de Carl Heinrich Bloch, pintada em 1872.

O nome faz referência à bondade revelada em Jesus, daí vem o Senhor Bom Jesus. A devoção diz respeito à agonia, flagelação, crucificação e sepultamento daquele que é considerado pelos católicos o “filho de Deus”.




A homenagem a São Bom Jesus é encontrada em mais de 200 cidades brasileiras, e algumas igrejas são muito conhecidas como São Bom Jesus de Pirapora ou Bom Jesus da Lapa. Na cidade paulista de Tremembé encontra-se a imagem mais antiga, na Basílica do Senhor Bom Jesus, que foi benzida em 1663.

Embora a imagem remeta ao sofrimento de Jesus, tão presente no período da quaresma e semana santa, as festas em devoção ao Bom Jesus são desprovidas do espírito de recolhimento e luto próprio dessas datas, percebendo-se um sentimento de alegria popular.

Catedral de Ourinhos. | Imagem: internet

A data de 06 de agosto marca a Festa Litúrgica da “Transfiguração do Senhor”, fenômeno citado em episódio do Novo Testamento.  Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Jesus é então chamado de “Filho” por uma voz no céu – presumivelmente Deus Pai.




Em Ourinhos, a Catedral de São Bom Jesus tem programação agendada para o dia de hoje:

17h às 18h –  Adoração
18h30 –  Procissão
19h30 –  Santa Missa

*Atenção: Esta matéria foi publicada em 6 de agosto de 2018.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Conheça a maior série jornalística do centenário de Ourinhos.

Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009