Reservatório de Salto Grande terá rebaixamento no nível de água

Foto: CTG Brasil

A CTG Brasil inicia neste domingo, dia 01/09, o rebaixamento do reservatório da Usina Hidrelétrica Salto Grande. A ação, que tem como objetivo o controle das plantas aquáticas, se estende até o dia 14/09 e é realizada em parceria com a Prefeitura de Salto Grande. Nesse período, o nível do reservatório da usina será rebaixado para a faixa de operação entre 382,00 a 382,50 metros acima do nível do mar. A faixa de operação normal do reservatório é entre 383,80 e 384,67 metros.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Com a redução do nível do reservatório, as plantas aquáticas ficam expostas na região seca e se desidratam, o que facilita a coleta e remoção. O procedimento de redução do nível do reservatório está alinhado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Marinha do Brasil, e autorizado pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com a redução das plantas, a tendência é ampliar o fluxo de água nos braços do reservatório de Salto Grande| Foto: Mapionet

Realizado anualmente, o controle preventivo ocorre sempre no período que antecede o brotamento de novas plantas. A ação tem parceria com a Prefeitura de Salto Grande, que, entre os dias 11 e 13/09, promoverá a coleta dos materiais. “A redução do nível da água expõe as plantas aquáticas nas bordas do reservatório, possibilitando sua remoção pela prefeitura”, explica Aljan Machado, diretor de Saúde, Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Patrimônio da CTG Brasil.

Prainha de Salto Grande | Foto: TudoSobreSaltoGrande

A redução das plantas diminui a chance de perda momentânea de potência das turbinas, garantindo a disponibilidade de energia, e colabora também para o meio ambiente e para os usos múltiplos do reservatório por toda a população local. “A ação contribui para a exploração sustentável do turismo, a navegação, a pesca esportiva, além de influenciar na captação de água para o abastecimento público, a piscicultura e a irrigação”, complementa Machado.

___continua após publicidade___

Anuncie aqui (14)99888-6911

O meio ambiente também é favorecido com o controle das plantas aquáticas. Com a redução das plantas, a tendência é ampliar o fluxo de água nos braços do reservatório de Salto Grande, além de aumentar o oxigênio no período noturno, favorecendo as populações de peixes.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009