Profissionais de educação são obrigados a assinar termo de compromisso para receber vacina contra Covid

“Plano Nacional de Imunização não impõe nenhuma condicionante para vacinação”, diz advogado

Ourinhos iniciou hoje um mutirão para vacinar todos os profissionais que atuam na educação básica no município (pública e particular). A imunização está sendo realizada com doses da fabricante Astrazeneca/Oxford, produzidas em parceria com o Instituto Fiocruz. O mutirão também vai ocorrer amanhã e sábado, no recinto da Fapi.

Logo no início da manhã, o Jornal Biz recebeu a foto de um “Termo de compromisso” que os trabalhadores da rede municipal estão sendo obrigados a assinar para receber a primeira dose da vacina. Com data de hoje, o termo menciona que o funcionário deverá estar disponível para o retorno às atividades profissionais na rede municipal de ensino no dia 7 de junho. “Só vacinam quem assina o termo, e é só para nós da Prefeitura”, disse o professor Paulo, por mensagem de aplicativo.

Segundo um advogado ouvido pela reportagem, trata-se de um abuso de autoridade. “No Plano Nacional de Imunização não consta nenhuma condicionante para vacinação. Isso é uma coação”.

Todas as fabricantes de vacinas disponíveis contra Covid19 no mundo alertam que existe um período, após a aplicação da primeira dose, para que o corpo comece a produzir anticorpos para o vírus. Segundo a Astrazeneca, uma dose da vacina oferece 76% de eficácia após o 22º dia da aplicação. O intervalo até a dose complementar do imunizante é de 90 dias. Com duas doses administradas, a proteção é de 81%.

Para o especialista em sistema imunológico e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Daniel Gomes, a primeira dose possui imunidade momentânea, e por isso é preciso tomar a segunda dose para ter a proteção a longo prazo. “O indivíduo que recebe a vacina da Astrazeneca só estará protegido, de fato, depois da segunda dose, que é quando o organismo produz uma resposta protetora longa”, disse Daniel em entrevista à BBC Brasil.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.