Professores da EE Virginia Ramalho participam de oficina da Casa do Kokedama

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



    • Redação Jornal Biz

O encerramento do semestre foi animado para a equipe que trabalha na Escola Estadual Profª Virginia Ramalho, na Vila Nova Sá, em Ourinhos. Professores, funcionários, equipe gestora e coordenadores da Diretoria de Ensino, participaram de uma Oficina de Kokedama, realizada na manhã desta sexta-feira. A oficina integra um conjunto de atividades promovidas pela direção da escola para encerrar o semestre.

Oficina da Casa do Kokedama reuniu toda a equipe da escola Virgínia Ramalho

A oficina foi coordenada pelos professores Neusa Fleury e Marco Aurélio Gomes, da Casa do Kokedama. “Foi muito gratificante ter realizado essa atividade com os professores. Sabemos que o retorno às aulas após a pandemia envolveu novos e difíceis desafios. Deu para sentir a satisfação de todos em conhecer e produzir seu próprio kokedama”, diz Neusa.

A atividade foi realizada no pátio da escola

O kokedama é um arranjo de origem japonesa ainda pouco conhecido em Ourinhos, que utiliza uma técnica de cultivo sem vaso. Há pouca informação sobre a sua origem, mas teria se tornado popular no Japão do século 15. O nome é resultado da união de dois termos japoneses: koke (bola) e dama (musgo). O substrato em forma de bola que envolve as raízes da planta é revestido com uma camada de musgo. Portanto, kokedama também pode ser definido como bola de musgo.

Kokedama de antúrio vermelho produzido pela Casa do Kokedama

Segundo o professor Rogério Augusto Singolani, da EE Virgínia Ramalho, “o objetivo da oficina foi desenvolver competências socioemocionais, como autoestima, habilidades de relacionamento e autogestão, além de proporcionar momentos de integração entre a equipe escolar”.

Durante a oficina os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os aspectos que envolvem a produção de um kokedama: “Conversamos sobre a escolha das mudas e o preparo do substrato, até aplicação do musgo e os cuidados para mantê-lo saudável”, explica Marco Aurélio.

Professora faz acabamento em kokedama durante a oficina na EE Virgínia Ramalho

Para conhecer um pouco mais sobre essa técnica de origem oriental, basta acessar Casa do Kokedama no Facebook e no Instagram.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube