Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Bernardo Fellipe Seixas
Melhor índice é nos serviços urbanos, e o pior no esporte
O Jornal Biz propôs neste final de ano uma série de enquetes para que a população da região avalie os mandatos de seus prefeitos e vereadores. Os questionários sobre Santa Cruz do Rio Pardo ficaram disponíveis para votação online das 17h59 do dia 26 de novembro ao meio-dia de 8 de dezembro. Ainda estão abertas para votação enquetes sobre as gestões de Salto Grande, Ipaussu e Chavantes
As enquetes sobre Santa Cruz foram as que receberam o menor número de participantes, 748. Proporcionalmente ao tamanho da população, os questionários de Chavantes foram, até o momento, os que receberam mais votantes: 5.343.
Os resultados parciais estiveram abertos para visualização durante todo o período de votação. Os santacruzenses puderam avaliar a atuação do prefeito Diego Singolani (PSD) e sua equipe no enfrentamento à covid, na área da saúde, infraestrutura, educação, meio ambiente, cultura, esporte, assistência social, emprego, serviços urbanos e comunicação. A atuação da Câmara, do deputado Ricardo Madalena (PL), do governador João Dória (PSDB) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) também foram tema do levantamento.
O objetivo do Jornal Biz com a realização das enquetes é incentivar o pensamento crítico e a análise do desempenho administrativo e político dos prefeitos por parte dos eleitores. O resultado não deve ser entendido como o de uma pesquisa de opinião, pois não é possível o uso de metodologia científica. As questões ficam disponíveis para que qualquer pessoa vote, não sendo possível identificar idade, gênero, escolaridade, etc.
A plataforma utilizada para a realização das enquetes permite apenas um voto por dispositivo de acesso à internet (celular, desktop, tablet) e por IP (endereço de conexão à internet).
Os resultados das enquetes refletem muito do que se ouve entre os moradores: Santa Cruz está bem administrada e sendo cuidada com carinho. Quando o assunto é a limpeza da cidade, zeladoria de praças e prédios públicos e manutenção de áreas verdes, o índice de aprovação da atual gestão alcançou 83%. Outros setores muito bem avaliados foram a Saúde (80%), Cultura (78%), Educação (78%), Infraestrutura (75%) e Comunicação (73%). Os piores índices, mas ainda com grande aprovação, foram aferidos no Esporte (63%), Emprego (69%) e Meio ambiente (70%).
Pandemia da Covid19: 78% dos participantes do levantamento aprovam a gestão do prefeito Diego Singolani no enfrentamento da pandemia. O número contrasta muito com o resultado da mesma questão aplicada ao governo de Ourinhos, onde o prefeito Lucas Pocay obteve 25% de aprovação e 57% de reprovação.
O zelo com o meio ambiente, o cuidado com a assistência social e a geração de emprego também foram analisados. Confira abaixo os resultados:
O mais alto índice de aprovação (83%) foi na enquete sobre os serviços urbanos. Confira abaixo:
E a menor aprovação (63%) foi na análise da área esportiva:
As questões que abordam a Câmara Municipal mostraram “amor e ódio” sobre o novato Juninho (Republicanos). Bolsonarista e com posicionamentos extremistas nas redes sociais, ele foi o mais citado em quatro enquetes: decepção do ano, revelação do ano, melhor fiscalizador, melhores projetos e pior vereador em uma questão com escolha de até cinco nomes.
Top 5 Melhores – O presidente da Câmara, Cristiano Miranda (PSB), foi o mais citado na enquete que possibilitava ao internauta escolher os cinco melhores vereadores. Em segundo lugar ficou Mariana Moura (MDB) e em terceiro o professor Duzão (PSB). Juninho (Republicanos) e Lourival do Raio X (SD) vieram em seguida. Confira abaixo:
O levamento do Jornal Biz também questionou aos santacruzenses sobre a política nacional. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi considerado péssimo ou ruim por 63% da população. Já o governador João Dória (PSDB) recebeu nota pior: 70% consideraram sua atuação entre péssima e ruim. A avaliação do desempenho do deputado estadual Ricardo Madalena (PL) foi de maior aprovação (47%) do que reprovação (36%).
O Jornal Biz agradece a todos que participaram do levantamento, e reafirma a importância da integração popular refletindo e questionando sobre as áreas administrativa e política da cidade.
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz