Enquetes indicam grande reprovação do governo Lucas Pocay; Dória também é mal avaliado

O governador João Dória e o prefeito Lucas Pocay | Foto: redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

Votação ficou disponível no JornalBiz.com por 11 dias para qualquer pessoa com acesso à internet

O Jornal Biz propôs neste final de ano uma série de enquetes para que a população da região avalie os mandatos de seus prefeitos e vereadores. Os ourinhenses foram os primeiros a votar, e os questionários ficaram disponíveis para votação online das 10h30 do dia 25 de novembro ao meio-dia de 6 de dezembro. Até o fechamento desta reportagem a página havia sido visualizada quase 13 mil vezes, e as enquetes de Ourinhos receberam votos de 5.828 participantes.

Os resultados parciais estiveram abertos para visualização durante todo o período de votação. Os ourinhenses puderam avaliar a atuação do prefeito Lucas Pocay (PSD) e sua equipe no enfrentamento à covid, na área da saúde, infraestrutura, educação, meio ambiente, cultura, esporte, assistência social, emprego, serviços urbanos e comunicação. A atuação da Câmara também foi tema do levantamento.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

O objetivo do Jornal Biz com a realização das enquetes é incentivar o pensamento crítico e a análise do desempenho administrativo e político dos prefeitos por parte dos eleitores. O resultado não deve ser entendido como o de uma pesquisa de opinião, pois não é possível o uso de metodologia científica. As questões ficam disponíveis para que qualquer pessoa vote, não sendo possível identificar idade, gênero, escolaridade, etc.

A plataforma utilizada para a realização das enquetes permite apenas um voto por dispositivo de acesso à internet (celular, desktop, tablet) e por IP (endereço de conexão à internet).

___continua após anúncio___

Lucas Pocay é reprovado

De uma maneira geral, o atual mandato do prefeito foi reprovado por quem votou nas enquetes.  Analisando todas as áreas, 80% acham péssimo ou ruim o primeiro ano do segundo mandato de Lucas Pocay: 68% péssimo e 12% ruim.

Resultados da enquete 12

Pandemia Covid19: A gestão no enfrentamento da pandemia de Covid19 é onde Lucas Pocay atinge um dos melhores conceitos. A aprovação é de 25,6%, (12,65% Bom e 12,95% Ótimo). Para quase 17% o desempenho de Lucas foi regular, 15% consideraram ruim e 42% péssimo. Embora tenha implantado um hospital de campanha em um antigo hotel da cidade, Pocay se recusou a seguir decretos de restrição do governo estadual, e a fiscalização da Prefeitura quanto a aglomerações, uso de máscaras e atividades comerciais foi alvo de muitas críticas da população.

Quando teve início a vacinação, esta foi centralizada em um drive thru no recinto da Fapi, gerando filas quilométricas e demora de até quatro horas para a aplicação das doses. Ao privilegiar categorias profissionais como a dos advogados, Pocay comprou briga com outras, como a dos mototaxistas. A desorganização no galpão da Aior, onde eram imunizadas pessoas com comorbidades, foi escancarada em um vídeo publicado nas redes sociais onde uma pessoa reclama da ausência de orientadores, da falta de álcool e da sujeira dos banheiros.

O fato de Ourinhos ter registrado mais mortes por Covid19, proporcionalmente ao tamanho da população, do que cidades maiores como Botucatu e Araraquara ainda está patente na memória de muita gente.

Resultados da enquete 1

Quando o internauta foi convidado a opinar sobre todas as áreas da Saúde, como infraestrutura das UBS e UPA, agendamento de exames, realização de cirurgias, disponibilidade de médicos e remédios, a aprovação ficou em apenas 12% (7% bom e 5% ótimo), e a reprovação alcança 78%.

Resultados da enquete 2

O uso massificante das redes sociais pelo atual prefeito de Ourinhos parece não ter dado os resultados que ele esperava. Para 84% dos votantes, a área da Comunicação da Prefeitura de Ourinhos é péssima (78%) ou ruim (6%). Neste item foram avaliados a transparência, respeito à lei de acesso à informação, diálogo com imprensa e comunicação com a população.

Mesmo com orçamento milionário e muitos cargos comissionados, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura sequer responde aos questionamentos de alguns órgãos de imprensa. A estratégia de obrigar cargos de confiança a elogiar e compartilhar todas as suas postagens nas redes sociais gera descrédito, e o hábito de Pocay de bloquear quem faz alguma crítica também desagrada, o que se refletiu no resultado do questionário.

Resultados da enquete 11

___continua após anúncio___

A gestão pública da Cultura ourinhense também recebeu muitos votos de reprovação. Cerca de 81% dos participantes avaliaram a gestão nesta área como péssima ou ruim. O resultado reflete a instabilidade na pasta, que desde o primeiro mandato já trocou de titular cinco vezes. Pocay insiste em indicar pessoas alheias ao meio cultural, o que se reflete nos números negativos e na falta de políticas públicas para o setor. A área cultural ourinhense, que já foi referência e motivo de orgulho, sofreu duro golpe no início do primeiro mandato com o escândalo da Cooperativa de Cultura e da Casa dos Músicos, envolvendo o músico Paulo Flores, indicado pelo Prefeito como Secretário de Cultura e ele próprio, que figura como réu em um processo por improbidade no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Resultados da enquete 6

Também contrariando a propaganda oficial, 79% dos ourinhenses entrevistados avaliaram como negativa a política da Prefeitura em gerar Empregos. Pocay usou a construção do Plaza Shopping e a instalação do Max Atacadista como fatores que iriam amenizar a falta de vagas de emprego, mas pelo visto isto não aconteceu. Desde antes da pandemia, empresários, comerciantes e investidores locais reclamam da falta de diálogo e apoio da Prefeitura, que parece só ter olhos para quem é de fora da cidade. Não houve redução ou isenção de taxas municipais ou impostos para atividades econômicas prejudicadas pela pandemia.

Em outubro, o dono de uma empresa instalada no Distrito Industrial IV reclamou publicamente do abandono do poder público. Localizado ao lado do kartódromo, o Distrito foi implantado em 2015 pela ex-prefeita Belkis Fernandes, e até hoje não possui água, energia elétrica, esgoto ou ruas pavimentadas.

Resultados da enquete 9

___continua após anúncio___

Uma área importante que também recebeu críticas foi a Educação, onde 62% avaliaram a atuação do prefeito como péssima ou ruim. Apesar de ter emplacado em seu segundo mandato um professor como vice-prefeito, isso não diminuiu o descontentamento entre os professores e profissionais da área, que reivindicam o pagamento a que tem direito referente ao Fundeb e reajuste salarial para a categoria, além de criticar a falta de diálogo com a classe. Outro fator de discordância continua sendo a escolha dos diretores de escolas por meio de indicação política: Em 2018 Lucas Pocay resolveu acabar com a eleição dos gestores de unidades escolares de forma democrática, por professores e membros das Associações de Pais e Mestres (APM). A falta de vagas em creches continua um problema para quem precisa trabalhar e não tem com quem deixar os filhos.

Resultados da enquete 4

Outros resultados também não são nada animadores para Pocay: Na Infraestrutura (água, iluminação pública, asfalto, saneamento básico, casas populares…), 74% consideraram a gestão entre péssima e ruim. Mesmo tendo o recapeamento de ruas como principal realização no primeiro mandato, alguns bairros continuam esquecidos, como Christoni, Operária, Paineiras e Santos Dumont, entre outros. A falta de água foi amenizada em relação a 2020, mas continua como um perigo real aos ourinhenses. O problema na iluminação pública pode ser comprovado nas pautas da Câmara Municipal, onde semanalmente os vereadores imploram, por meio de requerimentos e indicações, por simples substituição de lâmpada queimada. Ao final do quinto ano de gestão, Lucas Pocay não pode dizer que construiu uma casa popular na cidade.

Resultados da enquete 3

___continua após anúncio___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

A área ambiental também não foi bem avaliada, com apenas 18% de aprovação e 74% de reprovação. Na questão da água, por exemplo, a Prefeitura prefere ameaçar os moradores com multas, em caso de desperdício de água, ao invés de investir em campanhas de conscientização do seu uso. Outro absurdo é a cidade continuar despejando esgoto, sem tratamento, nos rios Pardo e Paranapanema.

Resultados da enquete 5

Entre os 290 ourinhenses que avaliaram a gestão municipal na área esportiva, 73% avaliaram como ruim ou péssima, e 16% aprovaram. O investimento em categorias de base é irrisório, e a Prefeitura chega ao cúmulo de incentivar a realização de uma feira da lua na única quadra exclusiva para prática de basquete disponível na cidade, a da praça da vila Kennedy. O olhar para a diversidade dos esportes é míope; a pasta da área poderia muito bem se chamar Secretaria de Futebol.

Resultados da enquete 7

A gestão da Assistência social teve aprovação de 11%, e reprovação de 77%. No início da pandemia, dezenas de pessoas reclamaram nas redes sociais de dificuldade de acesso aos CRAS, inclusive telefônico. A demora na entrega de cestas básicas também foi notícia em veículos de comunicação. Ourinhos possui uma boa estrutura de amparo aos mais necessitados, como CRAS em todas as regiões e equipe qualificada de funcionários. Porém, o aumento da miséria e da fome, que acontece em todo o país, tem reflexos na cidade. Outra razão para a baixa aprovação pode ser o uso político em ações da Secretaria de Assistência Social, que já foi alvo de denúncia em discurso na Câmara Municipal.

Resultados da enquete 8
Anuncie no Biz (14)99888-6911

A zeladoria dos prédios públicos, e serviços como limpeza da cidade e manutenção de áreas verdes foram alguns dos quesitos analisados na enquete sobre Serviços urbanos. A gestão Lucas Pocay teve 17% de aprovação e 73% de reprovação. Há menos de dois meses um vereador mostrou ao vivo, em uma rede social, uma unidade básica de saúde (UBS) sem água, e com paredes mofadas e com rachaduras. Em novembro foi a vez de uma vereadora da base governista dizer, no microfone da Câmara, que se sentia constrangida com a incompetência da Prefeitura em executar a simples roçada de uma área no Jardim Ouro Verde. O recolhimento de galhadas é um serviço que custo caro aos cofres públicos e é mal feito pela empresa contratada: O Jornal Biz já publicou pelo menos três vídeos mostrando caminhões da empresa transportando restos de vegetação de forma irregular e fazendo um “trilho de sujeira” por onde passava.

Resultados da enquete 10

Câmara também é mal avaliada

A atuação em bloco dos vereadores que compõem os que apoiam Lucas Pocay aprovando todos os projetos da Prefeitura sem discussão parece não contribuir para uma boa imagem do Legislativo ourinhense. O Jornal Biz perguntou qual parlamentar ourinhense melhor fiscaliza os atos do poder executivo, e os governistas foram totalmente esquecidos. Guilherme (55%), Roberta (17%) e Cícero (15%) foram os mais votados.

Resultados da enquete 13

Sobre a qualidade e pertinência das proposituras apresentadas nas sessões da Câmara, como requerimentos, indicações, projetos de lei e moções, os votos na enquete também foram destinados em maior volume para os vereadores de oposição. Guilherme, Roberta e Cícero concentraram 83% das indicações.

Resultados da enquete 14

Os cinco vereadores mais votados como “piores” são fiiéis defensores da gestão Lucas Pocay: Raquel Spada (16%), Éder Mota (12%), Santiago (9%), Anísio Felicetti (9%) e Gil Carvalho (8%).

Resultados da enquete 18

O troféu de vereadora “decepção” do ano de 2021 será entregue para Raquel Spada, que é do mesmo partido do prefeito e recebeu 29% dos votos. O segundo colocado foi Gil Carvalho (PL), eleito pela chapa de oposição a Pocay e que manteve lealdade ao discurso de campanha por apenas quatro meses. Após acordo do deputado federal Capitão Augusto (PL) com o prefeito, Gil virou a chave e virou ferrenho protetor de Pocay. Esta “traição” pode ser um dos fatores da grande rejeição do novato, que tem no currículo assessorias para o vereador Roberto Tasca (2015-2016) e o deputado Capitão Augusto (2017-2020).

Resultados da enquete 16

Guilherme Gonçalves (Podemos) termina o primeiro ano de mandato como vereador com motivos para comemorar. Ele foi eleito “revelação de 2021” com 23% dos votos, seguido da representante do Coletivo Enfrente no Legislativo, Roberta Stopa (PT). No pódio os dois novatos tiveram a companhia de Cícero Investigador, terceiro mais votado e que cumpre o segundo mandato consecutivo no legislativo ourinhense.

Resultados da enquete 15

A reprovação ao prefeito é refletiva na Câmara: Dos cinco vereadores mais bem avaliados, três não leem a cartilha de Lucas Pocay: Guilherme, Roberta do Enfrente (PT) e Cícero Investigador (Republicanos). Os governistas Nilce Protetora (PSD) e Alexandre Zóio (Republicanos), com 7% cada, fecham o “top 5” dos melhores de 2021.

Resultados da enquete 17

A pesquisa do Jornal Biz também perguntou aos ourinhenses sobre a política nacional. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi considerado péssimo ou ruim por 55% da população. Enquetes realizadas em sites ou redes sociais não possuem valor científico. No entanto a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro identificada na questão apresentada no Jornal Biz, 55%, é muito próxima do número divulgado na última pesquisa Poder/Data, 57%. (Fonte: Poder360 no dia 25/11/2021, disponível em PoderData

Já o governador João Dória (PSDB) recebeu nota pior: 82% consideraram sua atuação entre péssima e ruim, e apenas 3% aprovam (2% bom e 1% ótimo). Segundo pesquisa Sensus, publicada pela revista Isto É no dia 2 de dezembro, João Dória teria 2% de intenção de votos para presidente da república.

Os deputados federais e estaduais que atuam na região também não foram poupados: 76% consideraram a atuação com ruim ou péssima. Com apenas 6% de aprovação (4% bom e 2% ótimo), e avaliação regular de 18%, a região de Ourinhos pode ser um terreno fértil para deputados “forasteiros” ou o surgimento de novas candidaturas.

O Jornal Biz agradece a todos que participaram da votação, e reafirma a importância da participação popular refletindo e questionando sobre as áreas administrativa e política da cidade. Clique aqui para acessar a publicação original das enquetes de Ourinhos.

Continuam disponíveis para votação as enquetes que avaliam os governantes de Santa Cruz do Rio Pardo, Salto Grande, Ipaussu e Chavantes. (clique no nome da cidade e confira)

[Todo o conteúdo original Jornal Biz é protegido pela lei de direitos autorais. Para utilizar trechos em reproduções, informe a autoria e link original.]

Anuncie no Biz (14)99888-6911

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz