Prefeitura esconde número de ourinhenses transferidos para hospitais de outras cidades

O Jornal Biz tenta, desde a manhã da última sexta-feira (8), obter informações junto à Prefeitura de Ourinhos acerca do número de moradores que precisaram ser transferidos para UTIs em hospitais de outras cidades, em razão do esgotamento de vagas para tratamento de Covid19.

Na quinta-feira (7), a ourinhense M.E.Z., de 67 anos de idade, faleceu em um hospital de Jaú. Após ser atendida no dia 1º de janeiro na UPA e, em seguida na Santa Casa, ela foi transferida no dia 5 para o município da região de Bauru, distante 170km de Ourinhos. M.E.Z. foi sepultada no último sábado (9) em um cemitério particular de Ourinhos, e até o momento seu óbito não foi contabilizado no informativo oficial divulgado pela Prefeitura.

___continua após publicidade___

Anuncie (14)99888-6911

Segundo relato de uma profissional de saúde da Santa Casa de Ourinhos, que pediu anonimato, outros dois pacientes também haviam sido transferidos para Jaú, e moradores de Ourinhos já foram deslocados para hospitais de Marília, Tupã, Dracena, Osvaldo Cruz e Santa Cruz do Rio Pardo.

Com as UTI’s lotadas há mais de um mês, e frequentes transferências de pacientes para outras localidades, a Prefeitura de Ourinhos tem como obrigação fornecer informações mais detalhadas no boletim epidemiológico que divulga todos os dias: Quantas pessoas foram transferidas no dia? Para onde? Quantas tiveram melhora na condição clínica? Quantas retornaram a Ourinhos? Quantas faleceram?

Com informações simples e objetivas, a Prefeitura deixaria de alimentar as especulações sobre as situações desses pacientes, e mostraria transparência e respeito pelo seu povo.

Na última sexta-feira, o governo do Estado de São Paulo atualizou o Plano SP de flexibilização das atividades econômicas, e retrocedeu a região de Marília, a qual pertence Ourinhos e região, da fase amarela para a laranja, a segunda mais restritiva. Apesar da recomendação superior, e do sistema de saúde local perto do colapso, o prefeito Lucas Pocay (PSD) ainda não emitiu novo decreto, e a cidade continua com as normas da fase amarela do Plano SP.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz